“É totalmente mentira”, afirmou Diana Passos, porta-voz do grupo, à margem de uma sessão fotográfica que reuniu cerca de duas dezenas de mulheres vianenses na Praça da República, em Viana do Castelo.
Sobre as novas vagas anunciadas hoje pela VianaFestas, o movimento, composto por mulheres vianenses, considera que são insuficientes.
“Não podemos aceitar que sejam abertas só 76 vagas para as mulheres que enviaram email, até porque estamos a falar de um desfile que engloba várias idades. Há muitas mulheres que participam e nem email de deverão ter, acredito eu. Não podemos fazer uma divisão tão injusta”, disse.
“O que continuamos a pedir é que abram (as inscrições), com limite temporal, mas que não imponham um número clausus, pelo menos para as mulheres vianenses. Que abram por exemplo durante 48 horas ou 72 horas , mas sem número limite”, sugeriu Diana Passos.
A VianaFestas decidiu abrir “excepcionalmente” 76 vagas adicionais para o desfile da Mordomia da Romaria d’Agonia, correspondendo ao número de pessoas que, de forma oficial, comunicaram não ter conseguido realizar a inscrição dentro do prazo. Cada uma destas pessoas irá receber um link próprio, intransmissível para inserir os seus dados.