De acordo com autarquia vianense, estes balcões estão instalados nas sedes das Juntas de freguesia com o objetivo de promover o acesso e prestação de serviços digitais e telessaúde ao cidadão, no âmbito da circunscrição territorial do concelho.
“Para a implementação do Balcão SNS 24 em Viana do Castelo foram assinados termos de adesão pelo Município de Viana do Castelo e por todas as freguesias que irão disponibilizar este serviço”, indica.
Recorde-se que, em 2023, iniciou em Viana do Castelo o funcionamento do primeiro Balcão SNS 24 Móvel em Portugal, alocado à Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo, que percorre 24 das freguesias do concelho ao longo do ano.
O Balcão SNS 24 é um espaço físico criado para ajudar os cidadãos no acesso a serviços digitais e de telessaúde entre o cidadão e o profissional de saúde do SNS. Trata-se de uma rede nacional que confere um serviço de proximidade e confiança.
São criadas condições para o atendimento com colaboradores habilitados com formação específica (denominados de Mediador Digital) para prestar apoio aos cidadãos, sobretudo os que possuem pouca literacia digital, que não têm acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet. Viana do Castelo conta com 30 novos mediadores digitais que estarão disponíveis para o atendimento nestes novos balcões.
A ajuda aos cidadãos no Balcão SNS 24 pode ser efetuada por duas vias: acesso facilitado e/ou acesso mediado. O acesso facilitado é realizado pelo utente com suporte do funcionário do Balcão SNS 24, o utente efetua a sua autenticação na área pessoal do portal. O acesso mediado é efetuado pelo funcionário do Balcão SNS 24 em nome do utente, através da “Área Administrativa”. Este funcionário recebe formação e faz a sua autenticação nesta área.
Acesso facilitado: consultas, teleconsultas, consultar exames, baixas médicas, comprovativos de presença e receitas de medicamentos, renovar medicação habitual, registo de dados de saúde, aceder ao serviço de interpretação língua gestual portuguesa, realizar chamada para a Linha SNS 24 – 808242424, pedido de isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica (para o próprio ou para outros), Autodeclaração de doença – ADD, informação do utente: atualização de dados (e-mail e número de telemóvel), boletins (vacinas, saúde oral, infantil e juvenil) e testamento vital.
Acesso mediado: marcação de consulta, realização de teleconsulta, pedido de isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica, informação do utente: atualização de dados (e-mail e número de telemóvel).