“Temos vindo a reforçar o impacto visual desta tradição, mas sempre com uma preocupação crescente com a sustentabilidade. Hoje, mais do que nunca, procuramos soluções eficientes do ponto de vista energético, sem comprometer a beleza e o encanto que fazem da nossa iluminação uma verdadeira marca da Romaria”, sublinha Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas.
Desde as entradas da cidade às ruas do centro histórico, a cidade ilumina-se a rigor com motivos tradicionais da Romaria d’Agonia. Um dos destaques será, como habitualmente, a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, totalmente ornamentada e, este ano, ainda com mais luz.
“A decoração da avenida principal foi inspirada na cor dourada do ouro das mordomas, com o coração ao centro e o vermelho dos lenços tradicionais. É uma composição cheia de luz e simbolismo”, revela Bruno Moura, responsável da empresa Luz Única, encarregue este ano dos trabalhos de iluminação e ornamentação.
A montagem está em curso há vários dias e envolve não só a colocação de 1,8 milhões de lâmpadas LED, como também o uso de materiais 100% recicláveis sempre que possível. A aposta na tecnologia LED visa não só reduzir o consumo energético, como também diminuir a emissão de CO2, tornando a festa mais amiga do ambiente.
“Estar presente na Rainha das Romarias de Portugal é algo que nos eleva o ego, mas também a responsabilidade. A exigência é grande, mas também é uma oportunidade de mostrar o melhor que sabemos fazer: iluminar de forma única”, acrescenta Bruno Moura, que destaca o trabalho artesanal, feito internamente por uma equipa jovem e altamente profissional.
A Romaria da Senhora d’Agonia realiza-se de 12 a 20 de agosto.