A candidatura à autarquia vianense liderada por Duarte de Brito Antunes tem como principal objetivo “alcançar o melhor resultado possível, de forma a consolidar a presença do partido em Viana do Castelo”.
“O objectivo da IL é fazer o melhor resultado possível de forma a implementar e solidificar o partido em Viana do Castelo e , acima de tudo, quebrar com a governação de mais de 30 anos de governo PS que levou a um marasmo económico e social de Viana do Castelo”, afirmou à saída do tribunal.
O candidato, de 45 anos, sublinha que pretende “abrir o executivo municipal às pessoas, colocar Viana do Castelo no rumo certo e garantir clareza nas suas ações, algo que, atualmente, não acontece”.
No que respeita às freguesias, a Iniciativa Liberal apresenta listas em Santa Marta de Portuzelo, Areosa e na União de Freguesias da cidade.
Atualmente, o executivo de Viana do Castelo é composto por cinco eleitos pelo PS, um eleito pela CDU, um vereador independente (eleito pela coligação PSD/CDS) e dois vereadores da coligação PSD/CDS-PP.
Com 319,02 quilómetros quadrados de área, Viana do Castelo tem 86.780 habitantes, de acordo com dados de 2023 da Pordata.