FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

Há 7 horas

Festas do Samiguel de Cabaços: Um regresso autêntico às tradições de 1916

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A freguesia de Cabaços, em Ponte de Lima, prepara-se para reviver as suas raízes mais profundas com as Festas do Samiguel, um evento que, de 19 a 29 de setembro de 2025, promete transportar os visitantes de volta ao ano de 1916, evocando a simplicidade e a fé dos dias em que o Anjo apareceu aos pastorinhos de Fátima.

Este ano, a festa ganha um contorno especial, estendendo-se por mais dias a pedido da comunidade, com um programa rico em tradição, fé e convívio. O ambiente em Cabaços respirará história, desde as roupas de linho e burel, as saias compridas e os lenços na cabeça das mulheres, aos coletes de fazenda, chapéus de aba larga e tamancos dos homens, que ritmicamente baterão no chão empedrado. Até a figura do abade, com a sua batina e chapéu, contribuirá para a imersão nesta viagem no tempo.

As ruas de Cabaços serão iluminadas pelo brilho quente e acolhedor de lanternas e candeias, como antigamente. Os sentidos serão despertados pelos aromas inconfundíveis de pão acabado de cozer em forno de lenha, fumeiro caseiro e caldos fumegantes, que preencherão o ar, remetendo às cozinhas de outrora. As mesas das tasquinhas, cobertas com toalhas bordadas e mantas de farrapos, exibirão os frutos da terra, gastronomia local e artesanato autêntico.

 

Os visitantes terão a oportunidade de testemunhar e participar no convívio genuíno das gentes, que trabalharão, festejarão, cantarão e falarão com as expressões e o “cantar minhoto” carregado de alma de tempos idos.

Destaques do Programa:

  • 19 de setembro (Sexta-feira): As festividades iniciam com a Concentração de Autocaravanas, culminando com a solene Missa Cantada em Latim às 21h00, um momento de arrepiante pureza intemporal que ecoará “Gloria in excelsis Deo” e outros cânticos sagrados, ligando o presente ao tema “Pelos Séculos dos Séculos”.

  • 20 de setembro (Sábado): O dia começa cedo com a Chegada do Povo Trabalhador e a visita à taberna para o “mata bicho”. O ponto alto será a Grande Desfolhada Minhota a partir das 21h44, um convite a cantadores e tocadores de concertinas, com a presença de Mickael Akordeon. Termina com sardinha assada e tinto oferecidos a todos os participantes.

  • 21 de setembro (Domingo): Após a Eucaristia Dominical e a Bênção das Autocaravanas às 10h50, o destaque vai para o Cortejo das Primícias às 15h11. Camponeses, trajados a rigor, levarão as suas ofertas ao adro, acompanhados pela Banda de Música de Ponte de Lima, seguido de leilão e concerto. Decorrerá também a Feira do Samiguel com iguarias tradicionais, artesanato e produtos locais.

  • 27 de setembro (Sábado): O dia mais esperado para muitos, a Lagarada no Passal da Paróquia a partir das 13h41, onde homens e mulheres pisam as uvas descalços, ao som de música tradicional. Um momento de alegria e animação que se prolonga noite dentro com um DJ e muita dança.

  • 28 de setembro (Domingo): A Eucaristia Dominical Festiva e Procissão dos Cestos em Louvor do Padroeiro às 15h30, onde andores ornamentados com sementes e frutos, e os pequenos andores das crianças com os Anjos, percorrerão as ruas. A festa continua com a reabertura da Feira do Samiguel e uma tarde de convívio animada por grupos de cantares tradicionais.

  • 29 de setembro (Segunda-feira): O Dia Santo em Cabaços encerra as festividades com a Solenidade do Arcanjo S. Miguel, com adoração, vivência do sacramento da reconciliação, meditação e eucaristia.

A dimensão religiosa, central nas festividades, será acentuada pela igreja adornada com milhões de sementes, simbolizando a fé legada através das gerações. As zeladoras e mordomas dedicaram meses a compor quadros, cestos e ornamentações que enaltecem a beleza do espaço sagrado.

As Festas do Samiguel de Cabaços são um convite aberto a todos. Venha e traga alguém, porque em Cabaços, “a festa é de toda a gente; todos são a festa!”

Últimas Noticias

Últimos Podcasts