O Bootcamp é um programa de voluntariado, que tem a duração de 8h00 diárias, durante 1 semana (segunda a sexta). Cada voluntário escolhe uma semana, e compromete-se a participar nesses 5 dias de obra. A obra é de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h. As equipas são constituídas por 5 voluntários, um coordenador e um técnico de obra, que orienta e executa os trabalhos.
O Turn Up é um programa de voluntariado que tem a duração de 4h00 diárias, 1 vez por semana, ao longo de 1 mês. Cada voluntário escolhe um turno (ex: terças-feiras de manhã), e compromete-se a participar nesse turno durante um mês. Os turnos são de 2ª a 5ª feira, das 9h às 13h ou das 14h às 18h. As equipas são constituídas por 5 voluntários, um coordenador e um técnico de obra, que orienta e executa os trabalhos.
A Just a Change, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), prepara-se também para mais uma missão de verão, desta vez com um foco especial no distrito de Viana do Castelo. Através do seu programa intensivo de voluntariado “Camp In”, a organização mobiliza cidadãos para, em apenas 15 dias, realizar obras de reabilitação em várias casas em simultâneo, gerando um impacto significativo na comunidade local.
A iniciativa visa combater a pobreza habitacional, uma realidade que afeta muitas famílias em Portugal. Para a Just a Change, uma habitação digna é o ponto de partida essencial para uma vida com mais oportunidades e bem-estar. Sob o lema “Reabilitamos casas, reconstruímos vidas!”, os voluntários não só realizam trabalhos de construção e pintura, mas também levam conforto, alegria e um sentimento de comunidade aos beneficiários.