A companhia, sediada em Caminha, reforça assim a aposta na descentralização cultural e no diálogo entre artistas e comunidade.
No dia 27 de setembro, às 21h30, o Teatro Estúdio Fontenova (Setúbal) apresenta Qual Estado Nação? no Valadares – Teatro Municipal de Caminha. O espetáculo reflete sobre os silêncios herdados do Estado Novo e os seus ecos no presente.
Já a 28 de setembro, às 16h00, o Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora recebe a Estação Teatral (Fundão) com Virar do Avesso, um espetáculo infantil e familiar que alerta para o impacto do consumo descartável.
“Acreditamos que o KAAMinho é mais do que uma programação cultural: é um espaço de diálogo entre diferentes linguagens artísticas e públicos”, sublinha Carla Magalhães, diretora artística da Krisálida.
A programação prossegue em outubro com a ASTA Teatro (Covilhã) e Paradjanov – A Celebração da Vida, e com a Bruxa Teatro (Évora) e O Tesouro, inspirado em Manuel António Pina.
A primeira oficina, Orelhudos (construção de marionetas), acontece a 28 de setembro, das 10h00 às 12h00, na Biblioteca Municipal de Caminha. Destinada a crianças a partir dos 4 anos, tem inscrição de 5 euros em bit.ly/oficinacriativa_orelhudos.
Seguem-se Fantasmoneta (26 de outubro, Ludoteca de Vila Praia de Âncora) e Do Papel à Marioneta (30 de novembro, Biblioteca Municipal de Caminha). Em dezembro, o Valadares acolhe a Oficina de Teatro – Férias de Natal (17 a 23 de dezembro), dedicada à pausa letiva.
Paralelamente, a Krisálida trabalha no seu 30.º espetáculo, Caminhos Cruzados, com estreia marcada para novembro no Valadares – Teatro Municipal de Caminha. A produção cruza teatro e cinema para dar voz às histórias da população migrante do concelho, construindo um mosaico de memórias, motivações e laços com o território.
“Queremos que seja um espetáculo que espelhe o presente de Caminha e os desafios globais ligados à mobilidade humana”, afirma Carla Magalhães.
Fundada em 2014, a Krisálida desenvolve em Caminha um projeto cultural que alia criação artística, pensamento crítico e ligação comunitária. Além dos espetáculos originais, promove oficinas, organiza o Festival de Marionetas Luso-Galaico (MALUGA) e leva o teatro de Caminha a palcos nacionais e internacionais.