A rota à vela do projeto FISATUR que percorreu ao longo de quinze dias a costa marítima de França, Espanha e Portugal, atracou hoje em Viana depois de ter partido de Concarneau (França).
A embarcação com mais de 40 anos de história, contou com a parceria local do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e da CIM Alto Minho.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo foi palco da sessão “Turismo Marítimo e Comunidades Piscatórias: Perspetivas para o Futuro”, que assinalou o encerramento da projeto. Entre os vários oradores, Manoel Pombal, Presidente da CIM Alto Minho, destacou a relevância do projeto que julga ser fundamental pelas características patrimoniais marítimas, afirmando que a parceria não é apenas institucional mas um ponto de desenvolvimento territorial e de sustentabilidade.
Foi ainda avançada a notícia, por um dos parceiros portugueses, da construção de uma Escola piscatória, em Moledo. Será a primeira em Portugal, cuja finalidade é a arte da pesca sem morte.
Este projeto foi cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEMPA) e gerido pela Agência de Execução Europeia do Clima, das Infraestruturas e do Ambiente (CINEA).