O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira pela Câmara Municipal, que destacou tratar-se de uma “nova era nos transportes públicos de Viana do Castelo”, segundo nota publicada nas plataformas digitais da autarquia.
O serviço, denominado “TuViana”, arrancou na passada terça-feira, dia 23, após o término da concessão anteriormente atribuída à empresa Trancunha.
Entre as principais novidades está o alargamento dos horários até às 23h30 e a circulação ao fim de semana em toda a área da anterior concessão. As viagens são gratuitas durante as primeiras semanas de funcionamento.
De acordo com o Regulamento do Serviço Público de Transporte de Passageiros do Município, a rede urbana será significativamente ampliada, passando dos atuais 240 quilómetros para 422 quilómetros no total. Destaca-se o aumento da cobertura urbana, de 142 para 293 quilómetros, e da variante escolar, de 98 para 129 quilómetros.
O regulamento define ainda as 16 linhas e respetivas paragens, estabelecendo as regras de operação do serviço, que tem como objetivo reforçar a mobilidade, o conforto e a segurança dos passageiros, contribuindo para a inclusão social e para um desenvolvimento sustentável do concelho.