A paragem de autocarro sustentável foi um dos projetos vencedores do concurso nacional Escola da Energia | Universitários, promovido pela Fundação EDP.
“Energia com Propósito” combina inovação tecnológica, sustentabilidade ambiental e design funcional, propondo um novo modelo de espaço urbano interativo e energeticamente autónomo.
O projeto “Energia com Propósito” traduz o potencial da formação prática e inovadora do Politécnico de Viana do Castelo, uma formação que permite aos estudantes aplicarem conhecimentos em áreas como mecatrónica, tecnologia limpa e design urbano em soluções reais e prontas a serem disponibilizadas à comunidade em geral.
O protótipo apresentado pelas estudantes Edite Alves, Rita Martins, Sofia Peixoto e Inês Pereira inclui painéis solares, um sistema de recolha de água da chuva para rega de plantas, uma bicicleta fixa geradora de energia e carregadores para dispositivos móveis, transformando a paragem de autocarro num espaço não só útil, mas também sustentável e interativo. O projeto prevê ainda música ambiente e informação em tempo real sobre horários e rotas dos transportes públicos.
A sessão de apresentação, marcada para a próxima segunda-feira, irá contar com a presença de elementos da Fundação EDP, que foi a entidade que lançou o desafio às instituições de ensino superior.
Edite Alves fala de uma “oportunidade perfeita” para transformar uma ideia em projeto. “Juntei-me às minhas colegas e conseguimos criar uma proposta que alia sustentabilidade, tecnologia e design urbano”, descreve a estudante do 2.º ano do curso de licenciatura em Engenharia Mecatrónica da ESTG-IPVC.
O primeiro objetivo está atingido, trabalhar para que o projeto saísse do papel. Vai ser oficialmente apresentado na próxima segunda-feira, no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) e esperam as estudantes que suscite a curiosidade e o interesse de autarquias e outras entidades que o possam implementar ou ajudar a implementar.