Desde o início de 2025, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima já prestou apoio a mais de 1550 idosos vítimas de violência.
Conta-se já com o total de 2861 ocorrências registadas até Agosto desde o início do ano, como indicam os dados divulgados esta quarta feira pela APAV.
Segundo a associação, três em cada quatro são vítimas do sexo feminino, com maior incidência na faixa etária entre os 65 e 74 anos.
Num universo de ocorrências, 81% dos casos de pedidos de ajuda foram resposta a casos violência de carácter doméstico, seguindo-se de crimes como ameaças, coações, burlas e ofensas à integridade física maioritariamente cometidos por pessoas do sexo masculino com grau de parentesco direto.
Lisboa lidera a lista de distritos com maior incidência de casos , seguida por Braga e Faro. Viana do Castelo não surge na lista divulgada.
Para assinalar a data, a APAV anunciou juntamente com os dados, o lançamento de uma nova campanha nacional de sensibilização, que pretende alertar para as várias formas de violência contra pessoas idosas e reforçar uma cultura de respeito, proteção e solidariedade entre gerações.