“A visita decorreu no âmbito da agenda eleitoral da candidatura, reforçando o compromisso assumido por Eduardo Teixeira em estar próximo das instituições sociais e solidárias do concelho, consideradas pelo candidato “uma prioridade absoluta”, pelo papel essencial que desempenham na proteção dos mais vulneráveis e na promoção da dignidade humana”, explica o também deputado em comunicado.
A Associação “O Berço” é uma IPSS de enorme relevância social, que acolhe bebés e crianças vítimas de maus-tratos físicos e emocionais, abusos, negligência, pobreza extrema e abandono familiar.
A instituição tem como missão “promover, defender e dignificar a vida humana”, proporcionando às crianças um ambiente seguro, onde possam recuperar das sequelas sofridas, reencontrar a esperança e sentir-se novamente no direito de ser crianças.
Durante a visita, a direção da instituição “partilhou com Eduardo Teixeira as dificuldades e desafios que enfrentam diariamente, nomeadamente a necessidade urgente de uma viatura elétrica, essencial para garantir deslocações seguras e regulares no acompanhamento das crianças e nas respostas sociais prestadas à comunidade”.
“A instituição já havia conseguido um financiamento parcial para a aquisição da viatura, mas faltavam ainda 12 mil euros que, pelas limitações financeiras da IPSS, não poderiam ser assegurados a curto prazo”, explica.
“Sensibilizado com a situação, Eduardo Teixeira mobilizou de imediato uma solução, através da intervenção solidária do representante português presente nas ações da campanha da empresa Summit Nutritionals International, presidida pelo empresário e filantropo César do Paço. Reconhecendo a importância do projeto e a urgência da resposta, César do Paço prontificou-se a doar os 12 mil euros em falta, completando assim o valor total necessário para a aquisição da viatura elétrica”, adianta.
“Foi um momento profundamente emocionante. A Associação O Berço tem uma missão nobre, que toca no coração de todos nós. Fiquei feliz por, em poucos minutos, termos conseguido resolver uma necessidade tão concreta e urgente. É mais um exemplo do que significa responsabilidade social e solidariedade. O Berço é uma instituição que merece todo o nosso respeito, apoio e admiração”, afirmou Eduardo Teixeira, visivelmente emocionado.
O candidato aproveitou ainda para deixar uma crítica firme à falta de apoio da Câmara Municipal às instituições sociais, sublinhando que “é preciso que venham beneméritos de fora para resolver problemas que o município deveria apoiar. Conseguimos fazer esta ponte para uma verba que faz toda a diferença na vida desta instituição, mas que nunca deveria depender apenas da boa vontade de quem está longe.”
“Para estas causas, nunca há dinheiro. Mas para comprar equipamentos e inaugurar obras apenas para a fotografia, há sempre orçamento disponível. É isto que tem de mudar em Viana. As prioridades têm de ser as pessoas”, acrescentou.
Eduardo Teixeira reforçou ainda que “o trabalho das IPSS deve ser valorizado e apoiado com políticas municipais mais próximas, humanas e céleres”, garantindo que, caso seja eleito, a Câmara Municipal de Viana do Castelo terá um papel ativo de cooperação direta com estas instituições, assegurando apoios estruturais e respostas eficazes.
A visita terminou com palavras de reconhecimento e gratidão à equipa técnica e diretiva da instituição, pelo empenho, dedicação e sensibilidade com que, diariamente, acolhem e protegem crianças em circunstâncias de vida tão frágeis.
“Este foi um dos momentos mais marcantes da nossa campanha. Porque amar Viana é, também, cuidar de quem mais precisa. E este gesto solidário prova que, quando há vontade e união, é possível transformar a vida de quem mais necessita”, concluiu Eduardo Teixeira.
“O CHEGA reafirma, assim, o seu compromisso em defender e apoiar as instituições que verdadeiramente cuidam das pessoas, promovendo uma política de proximidade, verdade e solidariedade real, capaz de valorizar o trabalho social e dignificar quem mais precisa de apoio”, concluiu a nota.