Trata-se de uma sessão exclusiva que inclui a estreia do teaser oficial, a exibição de imagens do making of e exposições artísticas relacionadas com o projeto.
O evento conta com a presença dos atores Pêpê Rapazote, Mário Redondo e Diogo Carriço, e ainda, por vídeo, de Melânia Gomes e Daniela Melchior.
A produção, realizada por Rodrigo Carvalho e com argumento de João Ramos e Henrique Silva, tem conclusão prevista para março de 2026, estando a antestreia marcada para o verão do mesmo ano, também no Sá de Miranda, embora sem data definida.
Segundo o produtor Rui Miranda, o filme conta “uma história universal sobre o amor, inspirada nas tradições e nas gentes de Viana e do Minho”. O projeto conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e do Turismo Porto e Norte de Portugal.
No centro da narrativa estão Ana, uma jovem de Viana do Castelo, e Thomas, um pobre artesão, cujo amor é posto à prova pela exigência do pai da jovem. Com a ajuda das mulheres de Viana e da arte da filigrana, o casal demonstra que o amor é uma força transformadora capaz de superar todas as barreiras.