A medida consta no eixo estratégico “Impulsionar a Cultura, Fortalecer a Identidade” do programa eleitoral do PS, no âmbito das eleições autárquicas do próximo domingo.
Em causa estão deslocações nacionais e internacionais que o candidato considera “uma mais-valia para a promoção, projeção e afirmação” do concelho e da cultura vianense. “Os nossos agentes são os melhores embaixadores de Viana. Este reconhecimento gera retorno na cidade e tem de ser valorizado”, considerou.
Segundo Luís Nobre, “Viana do Castelo é procurada porque é inspiradora no seu todo, pela paisagem, pelas gentes, pelas tradições, pela identidade, pela riqueza patrimonial e cultural”.
No eixo dedicado à cultura, a candidatura socialista propõe também a consolidação de novos polos culturais que respondam às várias áreas artísticas através do alargamento da rede de equipamentos culturais do concelho.
Nomeadamente a criação de um Auditório Municipal de Cinema e de uma Galeria de Arte Contemporânea no centro histórico, estruturas que “respondem à necessidade de reforçar a oferta cultural da cidade e atrair novos públicos”.
“E temos também o projeto do BeatleArts, um espaço multidisciplinar dedicado às artes, música e memória, que será criado a partir de um acervo particular colocado ao serviço dos vianenses”, revelou ainda.
O eixo dedicado à cultura prevê ainda a consolidação da descentralização cultural nas freguesias, além de continuar a apostar nos principais eventos culturais do concelho, dos festivais de música, reconhecidos internacionalmente, aos festivais urbanos, ao folclore e às festas populares, com destaque para a Romaria da Senhora d’Agonia.
Luís Nobre acrescentou que a abordagem, para os próximos quatro anos, é ampla e passa por “impulsionar também a cultura em rede”, através da adesão à Bilheteira Eletrónica e ao Cartão Pentágono Cultural, que permitirá aos utilizadores fruir dos eventos e equipamentos culturais das cinco cidades aderentes (Viana, Barcelos, Braga, Guimarães e Famalicão) com vantagens e descontos. Está ainda prevista a implementação de um plano de musealização digital.