“Esta visita técnica permite, assim, ao Município e ao Secretariado Europeu das Cidades Saudáveis da OMS trabalharem em conjunto na definição das bases para a Reunião Anual de Trabalho e Conferência Técnica da Rede Europeia de Cidades Saudáveis da Organização Mundial da Saúde”, refere a autarquia vianense, em comunicado.
No arranque da visita, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, afirmou que a Saúde é uma área de intervenção “muito relevante” para o município. “Estamos atentos, queremos trabalhar de forma consistente e pró-ativa em termos de saúde”, disse, referindo que atualmente estão em curso investimentos na ordem dos 8 milhões de euros na construção e requalificação de equipamentos de saúde.
Recordou que Viana do Castelo foi uma das cidades fundadoras da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis (RPMS), constituída em 1997, “num processo de aprendizagem e capacitação muito significativo”. Por isso mesmo, realçou que acolher na cidade o encontro anual da rede, pela segunda vez (o primeiro encontro em Viana do Castelo foi em 2009), é “uma oportunidade de partilha, aprendizagem, de desafios e compromissos”.
Kira Fortune, Conselheira Regional para Cidades Saudáveis, Promoção da Saúde e Bem-estar, assegurou que Viana do Castelo “é uma cidade única que promove a filosofia dos 10 minutos”, onde a saúde e os estilos de vida saudáveis são prioridade.
“Viana do Castelo tem muito a mostrar à rede europeia nesta conferência, apresentando e valorizando as suas boas práticas a uma escala internacional”, vaticinou.
O Vereador com o pelouro da Promoção da Saúde, Ricardo Rego, considerou esta visita essencial para que as equipas municipais e da OMS se conheçam e iniciem este trabalho de parceria. “Estamos extremamente contentes por terem escolhido Viana do Castelo para a próxima reunião anual da Rede Europeia de Cidades Saudáveis, uma escolha que nos dá muito orgulho”, considerou.
“A cidade e os diferentes parceiros e intervenientes estão comprometidos com o sucesso deste encontro. Viana do Castelo tem uma história longa de iniciativas e projetos em torno da promoção da saúde, destacando-se o facto de ter sido criado, neste último mandato, o pelouro da Promoção da Saúde no município”, afirmou ainda Ricardo Rego.
Nesse sentido, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou uma carta de compromisso para “reafirmar formalmente o forte compromisso da nossa cidade com os valores e a missão da Rede Europeia de Cidades Saudáveis da OMS”.
“Esta carta serve como uma expressão atualizada e reforçada do nosso compromisso político de acolher a Reunião Anual da Rede Europeia de Cidades Saudáveis da OMS, de 15 a 19 de junho de 2026, em Viana do Castelo. O nosso compromisso está profundamente enraizado no nosso sentimento duradouro de pertença tanto à Rede Europeia como à Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis. Estamos empenhados em contribuir ativamente para este movimento colaborativo e expressamos formalmente a nossa intenção de aderir à próxima Fase VIII da Rede Europeia de Cidades Saudáveis da OMS”, declara o autarca, na carta de compromisso.
Luís Nobre garante ainda que “estamos confiantes de que a realização desta reunião será uma oportunidade valiosa para partilhar experiências, fortalecer parcerias e promover coletivamente a agenda das cidades saudáveis na Europa”.