Inspirados pela figura escolhida para este ano escutista, a Santa Josefina Bakhita e sob o lema “Peregrinos da Liberdade” a região de Viana do Castelo associou-se às comemorações do 50.º aniversário do Agrupamento n.º 450, de Serreleis, num dia marcado pelas diversas atividades preparadas pelas Equipas de Atividades Regionais de lobitos, exploradores, pioneiros e caminheiros.
Ao longo de todo o dia, os participantes foram desafiados a percorrer um vasto conjunto de jogos, provas e obstáculos que representavam a conquista das 7 Virtudes Capitais: a Humildade, Generosidade, Castidade, Caridade, Temperança, Paciência, Diligência. Em cada desafio superado, os escuteiros receberam a “Essência da Liberdade” que, em conjunto, seria depositada no “Coração da Corrente”, um medidor que demonstrou a vitalidade de cada Virtude.
Foi com este imaginário que o contingente Regional se reuniu ao final da tarde no centro da freguesia de Serreleis, local onde foi partilhado o jantar e onde se realizou a Festa da Abertura, um momento de muita alegria, luz e som.
A cerimónia protocolar contou com a presença do Assistente Regional, Pe. Xavier Moreira, do Pároco de Serreleis, Tiago Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Arq. Luís Nobre, do Presidente da União de Freguesias de Serreleis e Cardielos – João Silva, e do Chefe Nacional do CNE – Ivo Faria.
A Abertura do Ano Escutista é uma iniciativa promovida pela Junta Regional de Viana do Castelo e contou com a colaboração com o Agrupamento 450 de Serreleis, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da União de Freguesias de Cardielos e Serreleis e do Instituto Português do Desporto e da Juventude (Programa PAJ).