Concorrem o atual presidente Luís Nobre (PS), Paulo de Morais (coligação PSD/CDS-PP), Duarte de Brito Antunes (Iniciativa Liberal), José Flores (CDU), Carlos Torre (Bloco de Esquerda), Eduardo Teixeira (Chega) e Luís Arezes (Alternativa Democrática Nacional).
Atualmente, o executivo municipal é composto por cinco eleitos pelo PS, um pela CDU, um vereador independente (ex-PSD, agora ligado ao Chega) e dois da coligação PSD/CDS-PP.
Luís Nobre (PS)
O atual presidente e candidato à reeleição pelo Partido Socialista quer construir mais de 800 casas a custos controlados até 2029, alargar a nova rede municipal de transportes públicos às freguesias periféricas e criar um corpo de Polícia Municipal.
Luís Nobre, 54 anos, arquiteto e urbanista, está há duas décadas na autarquia e volta a apresentar a mesma equipa com que venceu as eleições de 2021.
Paulo de Morais (coligação PSD/CDS-PP)
O candidato da coligação PSD/CDS-PP, Paulo de Morais, propõe estacionamento gratuito para residentes, o funcionamento noturno dos comboios e do elevador de Santa Luzia, e o fim da taxa turística.
Promete ainda “transparência total” e um mecanismo de combate à corrupção e ao compadrio no urbanismo. Tem 61 anos e foi vice-presidente da Câmara do Porto.
José Flores (CDU)
O candidato da CDU (PCP/PEV), José Flores, técnico industrial de 60 anos, elege como prioridades a mobilidade, a habitação e a cultura, defendendo um serviço de transportes que abrange todo o concelho e as zonas empresariais.
Residente em Viana há 22 anos, integrou executivos da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior e concorre pela primeira vez à Câmara Municipal.
Carlos Torre (Bloco de Esquerda)
O designer Carlos Torre, 65 anos, candidato do Bloco de Esquerda, coloca a cultura no centro das prioridades do partido, defendendo mais habitação e medidas para responder à “emergência pública” que afeta cerca de 700 famílias carenciadas.
Afirma querer tirar Viana de uma “realidade medíocre”, promovendo um desenvolvimento “diversificado e sustentável”.
Duarte de Brito Antunes (Iniciativa Liberal)
O engenheiro civil Duarte de Brito Antunes, 45 anos, candidato da Iniciativa Liberal, defende transparência total na gestão dos dinheiros públicos, redução de impostos e aumento da oferta de habitação acessível.
Promete ainda um maior escrutínio da gestão municipal e um plano de mobilidade eficiente.
Eduardo Teixeira (Chega)
O deputado e vereador Eduardo Teixeira, 53 anos, concorre pelo Chega, propondo a criação de uma Polícia Municipal, vigilantes noturnos e videovigilância.
Defende também apoios sociais e redução de impostos como medidas para atrair e fixar população, afirmando querer “salvar Viana”.
Luís Arezes (ADN)
O candidato da Alternativa Democrática Nacional (ADN), Luís Arezes, considera a “imigração excessiva e ilegal” um dos maiores problemas do concelho.
Propõe transformar o atual estabelecimento prisional num edifício de acolhimento para idosos e crianças e ambiciona transformar Viana “no Mónaco do Atlântico”.