Na conferência “Desafios da comunidade na formação dos jovens para a vida, a saúde e a cidadania”, Sobrinho Simões apresentou os “4 C” | Comunicar, Compreender, Comunidade e Cuidado | como fundamentos essenciais para formar cidadãos preparados para enfrentar os desafios do dia a dia. Aproveitando uma plateia composta maioritariamente por jovens que acabam de ingressar no ensino superior, o médico e investigador fez a ligação entre aqueles conceitos e a dinâmica “eu, tu, nós e eles”, mostrando que cada interação individual contribui para a construção de relações mais sólidas e de uma comunidade mais saudável.
O investigador abordou ainda os impactos das redes sociais, alertando para o risco de isolamento e solidão decorrentes de interações digitais superficiais. Sobrinho Simões aproveitou ainda para dar ênfase à necessidade e à importância do pensamento crítico, evitando que a sociedade se torne “estupidificada” pelo excesso de informação rápida e pouco reflexiva.
Sobre o papel das instituições, Sobrinho Simões sublinhou que estas desempenham uma função central na informação e formação dos jovens, reforçando a importância de criar contextos educativos que promovam reflexão, cidadania ativa e bem-estar.
A sessão contou também com a intervenção do diretor da Escola Superior de Saúde (ESS-IPVC), Luís Graça, que deu as boas-vindas aos novos estudantes e afirmou que a comunidade da Escola Superior de Saúde fica mais rica a cada ano letivo: “Receber-vos hoje é celebrar o início de uma etapa em que o conhecimento, a relação e a responsabilidade social caminham juntos. A nossa Escola, a partir de hoje também vossa, está aqui para vos apoiar a crescer de forma crítica, consciente e solidária. Orgulhamo-nos de todos os profissionais que ajudámos a criar e estou certo de que cada um de vocês vai engrossar a história bonita da ESS-IPVC.”
A encerrar a abertura do ano letivo, esteve a atuação da TUNESS – Tuna Académica da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viana do Castelo.