A comitiva vianense contará com um nome de peso: o Tuno Honorário Augusto Canário, reconhecido como um dos artistas mais emblemáticos da música popular portuguesa. O cantor e músico volta assim a juntar-se à Tuna, depois de já ter participado no Certame Internacional de 2022, em Benidorm.
O evento vai reunir cerca de meio milhar de tunos de vários países e gerações, num ambiente marcado pela tradição, camaradagem e alegria que caracterizam o espírito das cuarentunas.
A presença de Augusto Canário é vista pela Tuna como um reforço do prestígio e da energia do grupo, que continua a levar o nome de Viana do Castelo e de Portugal além-fronteiras, mantendo viva a música, o humor e a alma minhota.
Durante três dias, Cartagena será palco de atuações, desfiles e encontros culturais, celebrando o espírito das cuarentunas e a amizade entre gerações de músicos e antigos estudantes universitários.
“É mais uma oportunidade para partilhar a tradição portuguesa, fortalecer laços com cuarentunas ‘hermanas’ e mostrar o melhor de Viana no panorama internacional”, refere a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo.