O programa arranca a 8 de novembro, sábado, com diversas propostas, entre caminhada, visita a adega e vinhas e almoço enogastronómico.
Assim, das 9h00 às 11h30 de dia 8 de novembro, é promovida a Caminhada pelo Trilho do Monte Galeão | PR 17. Este trilho, que integra a Rede Municipal de Percursos Pedestres do Município, revela a riqueza paisagística, ecológica e cultural da freguesia de Darque.
Trata-se de um pequeno percurso florestal, que atravessa uma mancha de vegetação muito variada e com vistas deslumbrantes sobre a cidade de Viana do Castelo. Ao longo do percurso destacam-se alguns pontos de interesse, como o Castro do Galeão, Miradouro e Parque de Merendas, prolongando-se a caminhada até à Quinta do Paço d’Anha, uma das quintas de enoturismo do concelho de Viana do Castelo, retornando depois ao percurso.
Pelas 12h00, visita à adega, vinhas e jardins da Casa da Reina. Depois, pelas 12h30, almoço enogastronómico (volante), com harmonização pelo Chef Thiago Sales Moura / Kitanda Project, na Casa da Reina.
As atividades estão sujeitas a inscrição, a partir de 30 de outubro, 13h00 ( https://www.cm-viana-castelo.pt/areas-de-atividade/ambiente-e-recursos- naturais/florestas/rede-de-percursos-pedestres/passos-de-memoria-inscricao ).
Depois, no dia 28 de novembro, a partir das 10h00, é promovido o IV Meetup de Turismo sob o tema “Enoturismo uma aposta vencedora”, no Solar do Louredo (Moreira de Geraz do Lima), num evento em parceria com a Associação Fórum Turismo, com inscrição através do formulário https://form.typeform.com/to/zjQrR8Bv.
Esta efeméride do Dia Mundial do Enoturismo foi comemorada inicialmente como “O Dia Europeu do Enoturismo”, tendo sido assim instituído em 2009 pela RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho. Assinala-se no segundo domingo do mês de novembro, pelo que, em 2025, será a 9 de novembro.
Mais tarde, com a associação a este evento de alguns países da América Latina, a partir de 2019 esta efeméride passou a ser celebrada à escala mundial, sempre no segundo domingo de novembro, tendo por objetivo valorizar os territórios produtores de vinho através da divulgação da cultura, património e tradições que lhe estão associadas.
“Esta boa prática é um excelente modo de conhecer o património construído e natural do Município de Viana do Castelo, além de promover o que de melhor se faz no âmbito da gastronomia e vinhos”, assinala a autarquia vianense em comunicado.