Com entrada gratuita, a iniciativa é promovida pela Associação Cultural e Artística Artmatriz, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
De acordo com a organização, o mote é para que, num mundo cada vez mais ligado a ecrãs, os jogos de tabuleiro voltem a provar que o verdadeiro jogo acontece à volta da mesa. Os jogos modernos não são apenas entretenimento — são ferramentas poderosas de aprendizagem e desenvolvimento. Ajudam a estimular o raciocínio lógico, a melhorar a concentração, a promover a empatia e a fortalecer a comunicação.
Num tempo em que o telemóvel domina o tempo livre dos jovens, o jogo de tabuleiro surge como uma alternativa saudável e interativa, que incentiva o diálogo, o trabalho em equipa e o pensamento crítico.
Assim, no primeiro dia, 7 de novembro, pelas 16h30, o programa inclui o debate “Proibição dos telemóveis na escola: como os jogos de tabuleiro podem ajudar?”, com Hugo Rodrigues, pediatra e criador do Pediatria para Todos, Ricardo Ferreira, presidente da Associação ArtMatriz, e Carlos Ramos, do projeto Para Além do Digital. Esta será uma oportunidade para debater o impacto da tecnologia na educação e descobrir como os jogos de tabuleiro podem promover o foco, a criatividade e a interação humana.
Nos dias da convenção VianaCon, os participantes podem apresentar o bilhete do evento nos museus de Viana do Castelo (Museu das Artes Decorativas, Museu do Traje e Elevador de Santa Luzia) e terão direito a entrada gratuita nos museus.
“Em 2024, foram 3.000 pessoas a partilhar experiências e a conviver à volta das nossas mesas de jogo”, destaca a organização em comunicado.