FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

Há 4 horas

Viana do Castelo transforma-se na cidade dos jogos com o VianaCon

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Entre os dias 7, 8 e 9 de novembro, o VianaCon 2025 promete transformar Viana do Castelo na cidade dos jogos com um programa cheio de atividades que mostram o poder do jogo: workshops sobre a utilização do jogo na educação e comunicação, torneios, apresentações e lançamentos exclusivos, conversas com autores e criadores de jogos, desafios, protótipos e experiências para todas as idades, para além de apresentar uma ludoteca com mais de 700 jogos de tabuleiro.

Com entrada gratuita, a iniciativa é promovida pela Associação Cultural e Artística Artmatriz, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

De acordo com a organização, o mote é para que, num mundo cada vez mais ligado a ecrãs, os jogos de tabuleiro voltem a provar que o verdadeiro jogo acontece à volta da mesa. Os jogos modernos não são apenas entretenimento — são ferramentas poderosas de aprendizagem e desenvolvimento. Ajudam a estimular o raciocínio lógico, a melhorar a concentração, a promover a empatia e a fortalecer a comunicação.

Num tempo em que o telemóvel domina o tempo livre dos jovens, o jogo de tabuleiro surge como uma alternativa saudável e interativa, que incentiva o diálogo, o trabalho em equipa e o pensamento crítico.

Assim, no primeiro dia, 7 de novembro, pelas 16h30, o programa inclui o debate “Proibição dos telemóveis na escola: como os jogos de tabuleiro podem ajudar?”, com Hugo Rodrigues, pediatra e criador do Pediatria para Todos, Ricardo Ferreira, presidente da Associação ArtMatriz, e Carlos Ramos, do projeto Para Além do Digital. Esta será uma oportunidade para debater o impacto da tecnologia na educação e descobrir como os jogos de tabuleiro podem promover o foco, a criatividade e a interação humana.

Nos dias da convenção VianaCon, os participantes podem apresentar o bilhete do evento nos museus de Viana do Castelo (Museu das Artes Decorativas, Museu do Traje e Elevador de Santa Luzia) e terão direito a entrada gratuita nos museus.

“Em 2024, foram 3.000 pessoas a partilhar experiências e a conviver à volta das nossas mesas de jogo”, destaca a organização em comunicado.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts