Até 31 de maio, são cinco as turmas que, todas as semanas, têm aulas presenciais de português distribuídas por diferentes níveis, entre A1 (Iniciação), A2 (Intermédio) e B1 (Avançado).
Entre as nacionalidades mais predominantes, destaque para 13 alunos dos Estados Unidos da América, 12 da Alemanha, 10 de Espanha e 9 da Ucrânia.
Já no ano letivo de 2024/2025 o número de inscritos foi aumentando ao longo dos meses, com o número de assíduos (com presença em pelo menos metade das aulas) a atingir uma centena de participantes.
Recorde-se que, no âmbito das políticas locais de acolhimento e integração de migrantes, o Município de Viana do Castelo tem vindo a desenvolver um conjunto de atividades, com vista à promoção da coesão social e interculturalidade, das quais se destacam as aulas de língua portuguesa, semanais, lecionadas por professores voluntários.
Destinam-se a qualquer cidadão migrante residente no concelho de Viana do Castelo que pretenda aprender ou aperfeiçoar a língua portuguesa e conhecer Portugal e a sua cultura.
As aulas têm a duração de 2 horas semanais e funcionam durante o período escolar normal (de setembro a junho), com interrupção nas férias de Natal, Páscoa e Verão.
A inscrição é feita através do preenchimento de formulário próprio em https://www.cm-viana-castelo.pt/areas-de-atividade/coesao-social/apoio-ao-migrante/atividades#faq-0