Esta empreitada tem por objetivo a reorganização funcional do Centro de Saúde de Arcos de Valdevez, de forma a ampliar a sua capacidade, criar mais serviços, gabinetes médicos e promover o alargamento da unidade de retaguarda já em funcionamento, através do protocolo com a Santa Casa e a ULSAM, passando das atuais 16 camas para as 32.
Pretende-se ainda a instalação de infraestruturas e equipamentos para renovação de ar e climatização em todos estes espaços.
Numa primeira fase foram criados diversos espaços ao nível do rés-do-chão para os serviços comuns, espaços simétricos ao nível do primeiro andar para estabelecimento de duas unidades de saúde, servidas por zonas de atendimento/espera.
Este investimento, a realizar no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, vai permitir a requalificação e alargamento deste equipamento com cerca de 40 anos de existência, de forma a melhorar a prestação dos cuidados de saúde e proporcionar aos profissionais e aos utentes um melhor serviço.
É objetivo do Município, ao fazer este investimento proporcionar melhores condições para os utentes e para os profissionais que aí trabalham, bem como apostar no reforço da relação de proximidade entre o utente e o serviço de saúde em Arcos de Valdevez.
A obra de “Alteração Funcional do Centro de Saúde de Arcos de Valdevez para instalação de Unidade de Retaguarda”, é cofinanciada pelo Fundo Europeu, PRR – Programa Plano de Recuperação e Resiliência, integrado na “Componente 1 – Reforma dos Cuidados de Saúde Primário, com um investimento elegível de 3 311 858,00€, e comparticipação comunitária de 100% do valor.