Em Portugal, foram selecionados apenas três locais estratégicos para a observação do Pôr-do-Sol, estando esses localizados na freguesia de Carreço, no Cabo da Roca e Cabo de S. Vicente.
Em Viana do Castelo, o local escolhido para a implementação da mesa interpretativa e observação do Pôr do Sol foi a freguesia de Carreço, junto ao Moinho do Petisco, onde, devido à sua posição, coincide, ao longo do ano, com dias onde o sol se põe mais tarde na Europa Continental.
O ATLANTIC SUNSET junta investigadores do Espaço Atlântico (Espanha, França, Irlanda, Portugal), para contribuir para a valorização do pôr-do-sol da Europa Ocidental e de outros fenómenos associados ao sol.
O seu principal objetivo é promover e dar visibilidade aos locais mais ocidentais da Europa como destinos únicos, graças à singularidade dos seus pôr-do-sol, combinando turismo sustentável, valorização da paisagem, ciência, cultura e participação cidadã.
O presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, marcou presença neste evento, juntamente com António Cunha, Presidente da CCDR-Norte e da Autoridade de Gestão do programa Interreg Atlantic Area, e José Alberto Rio Fernandes, professor catedrático, parceiro do projeto e promotor do evento.
Foto de capa: Américo Dias