FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Nacional

10 Nov 2025

Claudia chega a Viana com chuva, trovoada e vento Intenso a partir de quarta-feira

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Em Portugal continental, a situação mais preocupante concentrar-se-á nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto. A terceira depressão atlântica de grande impacto da temporada trará risco de inundações.

Prepare os guarda-chuvas e reforce as precauções! Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão prestes a sentir os efeitos da Depressão Claudia, a terceira depressão atlântica de grande impacto desta temporada. A partir de quarta-feira, 12 de novembro, prevê-se a chegada de uma frente fria associada a este fenómeno, que trará consigo chuva abundante, ocasionalmente acompanhada de trovoada e rajadas de vento intensas, conforme alerta a Meteored (tempo.pt).

Segundo as previsões do modelo de confiança utilizado, a situação meteorológica sofrerá uma “mudança radical” após as tréguas anticiclónicas do último fim de semana.

Claudia Chega em Força na Quarta-feira

Os primeiros aguaceiros tímidos poderão surgir ainda nas últimas horas de terça-feira (11) no Minho. Contudo, é a partir de quarta-feira, 12 de novembro, que o temporal gerado por Claudia se generalizará e intensificará por todo o país.

Em Portugal continental, a situação mais preocupante concentrar-se-á nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto, devido à persistência da chuva. A frente fria, alimentada por um verdadeiro “rio de humidade”, deverá permanecer estacionária nestas regiões, resultando em precipitação forte e contínua. Outras zonas, como o litoral Centro, Oeste, Península de Setúbal e partes do interior Norte e Centro, também serão afetadas.

O arquipélago da Madeira não escapará aos efeitos de Claudia. A frente provocará chuva localmente forte e potencialmente acompanhada de trovoada, sendo a fase mais crítica prevista entre as 06:00 e as 12:00 de quarta-feira. Não se exclui o risco de inundações repentinas e são esperadas rajadas de vento superiores a 70 km/h nas zonas mais expostas, nomeadamente a noroeste da ilha da Madeira.

Precipitação Generalizada na Quinta-feira

A instabilidade continuará na quinta-feira, 13 de novembro. A frente manterá a chuva abundante no Minho, Douro Litoral, pontos do interior Norte e Centro e litoral Centro e Oeste durante a manhã, com possibilidade de trovoada. Na segunda metade do dia, os modelos indicam que a precipitação se espalhará por toda a geografia continental. A Madeira continuará a ser “regada” intensamente na primeira metade do dia, com aguaceiros pós-frontais à tarde.

Incerteza para o Fim de Semana, mas com Tendência para Instabilidade

Para sexta-feira (14) e sábado (15), apesar de alguma incerteza na trajetória e intensidade exata da depressão, a previsão aponta para mais instabilidade. A chuva, novamente reforçada por um novo rio de humidade, deverá voltar a afetar Portugal continental, com maior incidência nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.

Acumulados de Chuva Significativos

Até sábado, 15 de novembro, as projeções são de acumulações de chuva elevadas:

  • Minho: Entre 100 e 140 mm, com alguns locais a poder ultrapassar os 150 mm.

  • Resto do Continente: Entre 90 e 120 mm.

  • Madeira (faixa ocidental): Entre 90 e 130 mm.

O arquipélago dos Açores também será parcialmente exposto, mas não se preveem acumulados tão elevados como no Continente e na Madeira.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts