Na apresentação da proposta, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre indicou que esta será a terceira intervenção a ser realizada na Igreja de São Domingos, mas que ainda faltam mais duas fases para que a reabilitação do templo esteja concluída.
Recorde-se que a Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora de Monserrate desenvolveu o projeto de execução para a conservação da cobertura e caixilharia exterior da Igreja de São Domingos, tendo em consideração o elevado estado de degradação das mesmas. Posteriormente, através de protocolo firmado a 27 de janeiro deste ano, cedeu o projeto de execução ao Município.
O Município garantiu, através do AVISO NORTE2030-2024-31 – Cultura – Iniciativas Âncora Regionais (“Rotas do Norte”), financiamento para as obras necessárias na Igreja de São Domingos. A empreitada visa a substituição da cobertura
e caixilharia exterior da igreja integrada no Convento de São Domingos.
A Igreja de São Domingos localiza-se no centro histórico, no Largo de São Domingos, e corresponde a um elemento singular do Património Cultural.
A construção da igreja de Santa Cruz ou Igreja de São Domingos remonta ao século XVI. Da autoria do mestre João Lopes, o Moço, e elaborada segundo os rigorosos planos e indicações de São Bartolomeu dos Mártires, a igreja do Convento de São Domingos corresponde a um tempo quinhentista.