O Tech Day, realizado esta sexta-feira na capital do Alto Minho, vai transformar o emblemático elevador de Santa Luzia — que há mais de cem anos conecta o monte homónimo à cidade de Viana do Castelo — num palco inovador para a defesa de ideias de negócio. Ao longo de viagens de cerca de sete minutos em cada sentido, onze empreendedores, com idades entre os 25 e os 40 anos, terão a oportunidade de convencer um júri sobre a viabilidade dos seus projetos em áreas tão diversas como saúde, meio ambiente, Inteligência Artificial, jogos, restauração, cabeleireiros ou crowdfunding.
O evento integra o programa da Portugal Tech Week 2025, considerado o maior festival descentralizado de inovação em Portugal, e visa promover o espírito empreendedor e a dinamização do ecossistema tecnológico nacional. Para além dos “pitchs” a bordo do elevador, o Tech Day conta com a coorganização do Dinamo10 Creative Hub, Untile, Cooperativa Tecnológica e o apoio da Câmara de Viana do Castelo via o projeto Viana Starts. Entre as atividades destacadas está uma oficina dedicada à Inteligência Artificial, dinamizada pela Cooperativa Tecnológica no Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo.
Com esta iniciativa, Viana do Castelo reforça a sua aposta na criação de oportunidades para jovens talentos e na valorização dos recursos locais, continuando a afirmar-se como um polo de inovação e empreendedorismo a nível regional e nacional.