Para o Delegado Distrital de Viana do Castelo, Eng. Vitor Correia “o jantar é uma tradição que tem tido continuidade pelos vários delegados e, todos os anos, se realiza num local do distrito. Tem contado com a presença de vários colegas da Ordem e, desde o último mandato, foi instituído que o jantar galardoava o Engenheiro do Ano de Viana do Castelo.”
Dessa forma, durante o jantar foi entregue o prémio “Engenheiro do Ano de Viana do Castelo” ao Eng. Jorge Moreno Delgado, profissional de reconhecido mérito na engenharia civil, na gestão de infraestruturas e na coordenação de iniciativas estratégicas de sustentabilidade marítima, função que atualmente desempenha como Coordenador do SUSTeMAR.
O vencedor foi escolhido por um júri composto por todos os ex-Delegados Distritais, pelo Delegado Distrital em funções (que presidiu), por um representante da academia e por um premiado de edições anteriores, assegurando independência, rigor técnico e reconhecimento pelos pares.
Para o responsável máximo da Delegação Distrital local, o vencedor “prestigia o prémio, tem um trajeto profissional de elevada grandeza e, que hoje, está a coordenar o SUSTeMAR, projeto relevante para Viana do Castelo. Obviamente também há a ligação ao instituto que permite dar uma projeção do IPVC para fora da cidade. Esta é uma necessidade absoluta porque o IPVC merece outra relevância.”.
Natural de Viana do Castelo, Jorge Delgado tem uma carreira marcada pela excelência académica, pela investigação em estruturas, por cargos de direção no setor dos transportes — incluindo no Metro do Porto e STCP — e pelo exercício de funções governativas como Secretário de Estado de diferentes governos.
Ao longo de mais de duas décadas, manteve uma ligação profunda ao Instituto Politécnico de Viana do Castelo, onde desempenhou funções de professor, coordenador de cursos e membro dos principais órgãos académicos, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento da formação em engenharia na região.
Atualmente, como Coordenador do SUSTeMAR, projeto que nasceu com uma missão clara: promover a transição sustentável na exploração do oceano, integrando ciência, tecnologia e economia, reforça a ligação entre o conhecimento gerado no IPVC, a inovação tecnológica e o desenvolvimento sustentável da economia do mar, promovendo projetos estratégicos que têm impacto direto no território, nas comunidades costeiras e no posicionamento da região no setor marítimo nacional. Um projeto que se centra na Economia Azul que, segundo o próprio “está de facto na ordem do dia, é uma área de desenvolvimento económico emergente em todo o mundo” Realçando o projeto que coordena, avança que “no nosso caso estamos a trabalhar a área as energias e tecnologias oceânicas e já temos a primeira plataforma eólica offshore flutuante do mundo.”.
Para Bento Aires, Presidente da Ordem dos Engenheiros – Região Norte, “o jantar de natal significa um momento de reunião e partilha de uma grande família, que são os engenheiros” destacando a importância do encontro para a região. Congratulou também o vencedor da distinção: “O nosso colega Jorge Delgado é a prova viva da excelência da Engenharia. Já o demonstrou e continua a ser um ativo importantíssimo para a dinamização da classe, dentro e fora do distrito, e em especial no IPVC, projetando-o para outros merecidos patamares.”.
O jantar contou com a presença de diversos membros da Ordem dos Engenheiros e tornou-se um momento privilegiado de encontro, partilha e valorização da Engenhariadesenvolvida na região.