Os números foram avançados esta segunda-feira em comunicado, no âmbito da Operação “Censos Sénior 2025”, que decorreu entre 1 de outubro e 16 de novembro em todo o território nacional.
No distrito de Viana do Castelo, segundo dados da GNR, estão sinalizados 1208 idosos.
A operação, integrada no policiamento comunitário, tem como objetivo reforçar a proximidade com a população mais idosa, promover comportamentos de autoproteção e contribuir para o aumento do sentimento de segurança.
Durante este período, os militares da Guarda realizaram contactos porta-a-porta e sessões de sensibilização, ações centradas sobretudo em idosos em maior risco de isolamento, violência, burla ou furto.
A nível nacional, a GNR acompanhou 35 143 idosos e sinalizou 43 074 pessoas que vivem sozinhas, isoladas ou em situação de vulnerabilidade física, psicológica ou social.
Desde 2011, ano da primeira edição da operação, a Guarda tem vindo a atualizar a sinalização geográfica da população idosa, permitindo um acompanhamento mais próximo e regular.
A GNR assegura que continuará a acompanhar os idosos identificados, através de visitas regulares e ações de sensibilização, em articulação com autarquias e outras entidades locais, com vista à melhoria da sua qualidade de vida e reforço da sua proteção.