A cerimónia teve como momento inicial a antecipação da entrega do galardão de “Amiga Benemérita do Hospital” à Câmara Municipal de Viana do Castelo. O presidente da autarquia, Luís Nobre, recebeu a distinção devido ao apoio prestado através da cedência do Coliseu e do Teatro Municipal Sá de Miranda, bem como das respetivas equipas técnicas, para a realização de galas e espetáculos destinados à angariação de fundos.
O presidente da direção da Liga, Defensor Moura, apresentou uma síntese da atividade anual: 8 mil horas de voluntariado junto dos doentes, 6 mil dádivas de sangue que garantiram a autossuficiência do hospital, 40 mil euros em materiais e equipamentos oferecidos aos serviços hospitalares, 4 mil sacos de tecido reciclado produzidos por voluntários e 45 atuações do grupo Amigos de Laço no Serviço de Pediatria.
Durante a sessão foram entregues crachás às novas voluntárias e atribuídos galardões de “Honra ao Voluntariado” a quatro elementos com mais de dez anos de serviço, incluindo uma homenagem póstuma ao voluntário Salvato Gonçalves Araújo.
Foram ainda distinguidos 14 dadores de sangue, 12 deles com mais de 50 dádivas, um com 75 e outro com mais de 100, destacando-se Benjamim Costa, de Ponte de Lima, que desde 1989 realizou 102 dádivas.
Quatro instituições receberam igualmente o galardão de “Amiga(o) Benemérita(o) do Hospital”: Rotaract Clube de Viana do Castelo, Escola Profissional Artística do Alto Minho, Associação Musical Maestro José Pedro e Centro Dramático de Viana – Teatro do Noroeste.
No final, responsáveis de 19 serviços hospitalares receberam materiais e equipamentos adquiridos com receitas de espetáculos e donativos de cerca de duas centenas de apoiantes.
A cerimónia contou com intervenções do presidente da Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue, Alberto Mota, do presidente da Federação Nacional de Voluntariado em Saúde, Carlos Pinto Ribeiro, e do presidente da ULSAM, José Cardoso, que elogiaram o trabalho da Liga.
As comemorações terminaram com uma merenda convívio, após missa de sufrágio celebrada pelo capelão Padre Fábio Carvalho, contando com a atuação do cantor Cândido Miranda, também Amigo do Hospital.