O Teatro Municipal Sá de Miranda prepara-se para um mês de novembro de 2025 vibrante e diversificado, com uma programação cultural que abrange música, teatro e cinema para todos os gostos e idades. Desde festivais de teatro a concertos inovadores e ciclos de cinema, a oferta é vasta e promete animar as noites vianenses.
Cinema:
O ciclo semanal “CINEhistórias – Uma História do Cinema Mundial”, promovido pela Associação Ao Norte, continua a explorar obras essenciais da sétima arte. As sessões, com entrada gratuita, decorrem às quintas-feiras, 17h30, na Sala Experimental. Em novembro, destacam-se:
-
06 de novembro: sessão #6 – O EXPRESSIONISMO ALEMÃO
-
13 de novembro: sessão #7 – O NEORREALISMO ITALIANO
-
27 de novembro: sessão #8 – O FILME DE SUSPENSE
Cada sessão inclui uma apresentação prévia à exibição do filme.
Música:
Novembro será musicalmente intenso com vários eventos de destaque:
-
08 de novembro, sábado, 22h00: No Ciclo de Concertos Atlânticos, Viana do Castelo Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025 apresenta um concerto de Música Eletrónica. Diogo Carriço convida o saxofonista e gaiteiro galego Xose Miguelez para uma residência artística e concerto inovadores, com projeção em vídeo. A primeira parte do espetáculo contará com o duo ALCATEIA, formado por José Esteves e o saxofonista vianense Manuel Ferreira, que apresentarão composições originais.
-
24 de novembro, segunda-feira, 18h30: A Orquestra de Sopros da ARTEAM regressa com os seus “Concertos para a Família”, sob o tema “Um concerto sobre as variações e o prazer de voltar a ouvir de outra maneira”, dirigido pelo Maestro Diogo Costa e comentado por Joel Zão.
-
De 28 a 30 de novembro: A ZEPAM – Zé Pedro Associação Musical celebra o seu 50º Aniversário com uma série de espetáculos na Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda. Serão sessões na sexta-feira às 21h30, sábado às 16h00 e 21h30, e domingo às 16h00.
Teatro:
O palco principal do Sá de Miranda será invadido pelo Festival de Teatro de Viana do Castelo, de 15 a 22 de novembro. Com 11 espetáculos, incluindo “Ruy, a História Devida”, o festival promete uma semana intensa de arte dramática, com recursos de acessibilidade e mediação. Os bilhetes variam entre 5€ e 10€, com a possibilidade de adquirir um Passe do Festival que garante descontos significativos.

Para além da programação no Teatro Municipal, o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana leva o espetáculo “Quero ser feliz agora!”, com Ricardo Ribeiro, aos Estabelecimentos do Ensino Secundário do Concelho de Viana do Castelo, de 3 a 14 de novembro, com sessões gratuitas para Escolas Públicas.
Para mais informações e compra de bilhetes, consulte o site do Teatro Municipal Sá de Miranda ou entre em contacto através dos contactos fornecidos.