Este encontro internacional reuniu 32 jovens talentos vencedores do Circuito Latino Americano Semillero, do Circuito de Surf do Estado de São Paulo, do Circuito Celta e ainda convidados dos clubes organizadores. Um grupo reconhecido pela sua qualidade desportiva e apontado como futuro destaque no top mundial e nos Jogos Olímpicos.
Viana do Castelo recebeu os primeiros quatro dias do programa: O Olas Pro Training Series, que teve por base o Centro de Alto Rendimento de Surf, totalmente preparado para acolher treinos intensivos de alto desempenho, determinante em condições meteorológicas exigentes.
O estágio foi orientado pelo treinador revelação da World Surf League, Jason “JASA” Aparicio, acompanhado pelos treinadores do Surf Clube de Viana, Gonçalo Cruz, Felipe Birkett e Yasmin Neves, o paulista Márcio Fagnani (Brasil) e o peruano Roberto Meza, figura de referência mundial.
Durante dois dias, os participantes viveram um programa completo de evolução técnica: sessões de surf, componente física, vídeo-análise, treino em piscina com introdução ao treino de apneia e avaliações físicas.
Um dos momentos mais marcantes para os participantes do Olas Pro em Viana do Castelo, foi a conversa com o surfista francês do Circuito Mundial (WCT), Marco Mignot, eleito “Rookie of the Year” pela WSL. A troca de experiências permitiu aos jovens atletas conhecer o seu percurso até ao mais alto nível competitivo, beneficiando ainda da oportunidade de formularem perguntas diretamente ao surfista profissional.
Os atletas participaram ainda na ação de sensibilização ambiental “Onda Azul” do SCV, integrada no projeto NOPLANTB, cofinanciado pela União Europeia através do programa DEAR, o que permitiu contribuir para a formar atletas com consciência ambiental e capacidade para atuar como embaixadores da sustentabilidade no surf.
O Olas Pro na Nazaré incluiu a visita ao CAR Surf da Nazaré, momentos de convívio com atletas de ondas grandes, que se encontravam a preparar a temporada de inverno, visita ao Forte S. Miguel Arcanjo no coração da Praia do Norte, visita ao museu do surf, ao mítico farol e observação ao vivo de surfistas a droparem ondas entre 4 e 5 metros.
Em Peniche, no CAR local, os participantes surfaram algumas das melhores ondas da semana no Baleal, orientados pelo treinador de performance e juiz internacional Felipe Anjos, com apoio dos técnicos do Surf Clube de Viana, Gonçalo Cruz e Felipe Birkett. Aqui, o foco voltou-se para a otimização do surf para alcançar pontuações mais elevadas em competição, uma etapa ideal de preparação para a competição, após trabalho técnico desenvolvido em Viana.
A Reserva Mundial de Surf da Ericeira acolheu os atletas para o evento final do programa, entre 14 e 16 de novembro, a competição Olas Pro Europa que encerrou oficialmente o Olas Pro Tour Final Meeting.
O próximo grande momento desta rede será o annual meeting, de 20 a 23 de novembro, em Las Palmas de Gran Canaria, que desempenha a presidência em 2025. Neste encontro, será apresentada oficialmente o projeto Olas Pro Europa.