O Theatre Green Book é um guia desenvolvido por profissionais de teatro e especialistas em sustentabilidade, que define orientações práticas para alcançar a neutralidade carbónica até 2030, abrangendo as áreas de produções, operações e edifícios teatrais.
De acordo com o TN-CDV, “o nível Intermédio é o terceiro dos quatro níveis de certificação do TGB, que mede o progresso dos teatros no caminho para o net zero, superando o nível Preliminar e o Básico. Os padrões do TGB são alcançados através de requisitos crescentes de incorporação de circularidade e reutilização de materiais”.
O Teatro do Noroeste tem vindo a integrar boas práticas ambientais nas suas produções, como o reaproveitamento de caixas de cápsulas de café usadas no Café do Teatro Municipal Sá de Miranda, incorporadas na cenografia da peça “Quantas Meninices!”, exemplo de sustentabilidade aplicada à criação artística.
Enquanto membro da European Theatre Convention, o TN-CDV destaca a importância da cooperação entre instituições culturais europeias na luta contra as alterações climáticas.