O passado fim de semana foi de festa e grande emoção na praia do Cabedelo, em Viana do Castelo, que acolheu o Campeonato Nacional de Surf Sub 12. Num ambiente de talento e boas ondas, David Mendonça, do Ericeira Surf Clube, sagrou-se Campeão Nacional de Surf Sub 12. A competição, que reuniu os 32 melhores jovens surfistas apurados dos circuitos regionais de todo o país, foi organizada em conjunto pelo Surf Clube de Viana, Federação Portuguesa de Surf e Câmara Municipal de Viana do Castelo.
As condições marítimas foram consideradas perfeitas, com ondas de cerca de um metro, formações de esquerdas e direitas de excelente qualidade, criando o cenário ideal para coroar as futuras estrelas do surf nacional. O ambiente na praia foi vibrante, com muita energia e paixão pelo desporto.
A competição foi intensa e muito disputada, num formato com repescagens que garantiu mais oportunidades a todos os participantes de mostrarem o seu valor. Além das eliminatórias, decorreu uma animada “expression session”, onde 15 jovens surfistas exibiram manobras criativas e ousadas, para deleite do público presente.

Na classificação final do Nacional de Surf Esperanças Sub 12, Oliver Fleiss (ASC) foi o grande vencedor, com uma pontuação total de 9,83, seguido de perto por Levi Hummel (CSCabedelo), com 9,27. Em terceiro lugar ficaram Nikolai Fleiss (ASC) e David Mendonça (EriceiraSC). Foi David Mendonça, por ser o melhor atleta com nacionalidade portuguesa da prova, quem garantiu o tão ambicionado título de Campeão Nacional de Surf Sub 12.
“Estou muito contente por ter ganho o título de campeão nacional. Estiveram altas ondas durante os dois dias, e gostei muito do meu surf. Consegui concretizar os meus objetivos: ganhar o título nacional e ter mais de 10 pontos em todos os heats”, referiu um exultante David Mendonça após a vitória. Levi Hummel também manifestou satisfação com a sua prestação num “campeonato muito bom”, e Oliver Fleiss elogiou as “ondas ótimas”, a organização e a qualidade dos seus adversários.
Na “expression session”, o destaque foi para Kélio Silva (AON), que impressionou com um “re-entry” de frontside, uma manobra radical e progressiva que lhe valeu o primeiro lugar.
O Surf Clube de Viana teve uma forte representação dos seus jovens talentos, com Morgan Pierrot (5.º), Gaspar Cunha (9.º) e José Pedro Dias (3.º round), resultados que sublinham o compromisso do clube com a formação e o desenvolvimento de novos surfistas.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu no CAR Surf de Viana, e contou com a presença do Vereador do Desporto da Câmara Municipal, Ricardo Rego, que salientou a importância de eventos como este para consolidar Viana do Castelo como uma referência nacional na formação de talentos do surf.
O Viana Surf City Festival entra agora na reta final com a realização do OLAS PRO Europa, de 9 a 12 de novembro. Este “training camp” reunirá em Viana do Castelo os melhores surfistas juniores da América Latina e alguns dos melhores surfistas nacionais de escalões de formação. Como prémio especial, os quatro finalistas da prova Sub 12 e o vencedor da “expression session” receberam um convite direto para participar na competição internacional OLAS PRO Europa, que decorrerá na Ericeira, a 15 e 16 de novembro.