A inauguração está agendada para as 18h30, no Espaço Cultural Linha Norte, e contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, do presidente do Grupo SPTV, António Parente, do presidente da Fundação Amália Rodrigues, Vicente Rodrigues, da diretora-geral da SP Entertainment, Sofia Moura, da fadista Cuca Roseta e das atrizes Patrícia Tavares, Carla Andrino e Melânia Gomes.
A entrada é gratuita, sujeita a lotação, com acesso por marcação de slots de 20 minutos, para um máximo de 15 pessoas por sessão. A exposição estará patente de 27 de novembro a 31 de dezembro, de terça a domingo, entre as 13h00 e as 18h00.
“Ah Amália – Living Experience” apresenta oito instalações temáticas que combinam cenografia, conteúdos visuais e sonoros, realidade virtual, videomapping 360° e um holograma de Amália Rodrigues em escala real. A mostra pretende proporcionar uma viagem sensorial pela obra e história da fadista e do Fado.
A escolha da cidade está ligada à relação afetiva de Amália com Viana e à parceria artística com o poeta vianense Pedro Homem de Mello, autor de vários poemas interpretados pela fadista, incluindo “A Minha Terra é Viana” e “Havemos de ir a Viana”.
A iniciativa resulta de uma colaboração entre a SP Entertainment e a Câmara Municipal de Viana do Castelo.