FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

Há 2 horas

VÍDEO | Resgate em Ponte de Lima: Homem de 70 anos detido por atirar cachorrinhos a poço

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Cinco vidas salvas! GNR resgata recém-nascidos de morte certa e detém agressor por maus-tratos a animais de companhia. [COM VÍDEO]

Uma intervenção rápida e decisiva do Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Ponte de Lima, culminou ontem, dia 9 de novembro, no resgate heroico de cinco cachorrinhos recém-nascidos de um poço e na detenção de um homem de 70 anos, suspeito de maus-tratos a animais de companhia. A chocante ocorrência, que abalou a comunidade local, demonstra a crueldade a que alguns animais são submetidos, mas também a prontidão das autoridades na sua proteção.

O Alerta e o Resgate Imponente

Tudo começou com uma denúncia que alertava para ruídos estranhos e lamentos provenientes do interior de um poço, na zona de Ponte de Lima. Sem perder tempo, os militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) deslocaram-se de imediato ao local, onde a veracidade dos factos foi tristemente confirmada.

A cena encontrada era desoladora. Uma pedra cobria a abertura do poço, e ao ser removida, revelou um saco de plástico no fundo, de onde emanavam os gemidos. Um dos militares, com recurso a uma escada, desceu ao poço e fez a descoberta: no interior do saco, quatro cachorrinhos minúsculos lutavam pela vida, e um quinto, também recém-nascido, encontrava-se nas proximidades, todos em risco iminente de afogamento e hipotermia. O momento do resgate foi de grande tensão, mas a determinação dos agentes salvou as cinco pequenas vidas.

Detenção e Justiça em Curso

No decorrer da operação, a GNR conseguiu identificar rapidamente o suspeito responsável por este ato de extrema crueldade. O homem, de 70 anos, foi de imediato detido por maus-tratos a animais de companhia.

Os cinco cachorrinhos resgatados, visivelmente debilitados, foram prontamente encaminhados para uma clínica veterinária, com o apoio crucial dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima. Aqui, estão a receber os cuidados urgentes e a avaliação necessária para a sua recuperação, esperando-se que, com o tratamento adequado, possam ter uma segunda oportunidade de vida.

Vídeo:

O detido foi constituído arguido, e os factos foram já comunicados ao Tribunal Judicial de Ponte de Lima, que dará seguimento ao processo. A GNR reitera o seu profundo empenho na defesa dos valores naturais e ambientais, com especial foco no bem-estar animal, através do seu Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA).

A Guarda Nacional Republicana apela a todos os cidadãos para que denunciem situações de maus-tratos ou abandono animal. Os contributos podem ser efetuados através da linha SOS Ambiente e Território (n.º 808 200 520), da denúncia on-line no sítio www.gnr.pt (Serviços/SOS Ambiente) ou para o correio eletrónico sepna@gnr.pt.


App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts