O projeto foi desenvolvido no âmbito do Aviso NORTE2030-2024-29 – Ensino Pré-escolar, Básico e Secundário (IT) e visa responder às necessidades do estabelecimento de ensino, com especial enfoque na eficiência energética, segurança contra incêndios e melhoria das condições de utilização do edifício para a componente letiva.
A proposta já recolheu parecer favorável de várias entidades, nomeadamente da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) e da AdAM – Águas do Alto Minho.
Recorde-se que a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou recentemente o Plano de Atividades e Orçamento para 2026, que prevê um investimento de 24,5 milhões de euros na área da Educação, destinando verbas à requalificação e modernização do parque escolar do concelho, bem como ao reforço das infraestruturas necessárias à transição digital nas escolas.
Entretanto, decorrem já a bom ritmo as empreitadas de reabilitação, ampliação e modernização da Escola Básica da Abelheira, num valor superior a 12,2 milhões de euros, e da Escola Dr. Pedro Barbosa, orçada em 5,3 milhões de euros, ambas financiadas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).