FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

Há 2 horas

Estudante do IPVC vence concurso da RTP com receita que une sabores de Angola e Portugal

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Gabriel Rodrigues, de 22 anos, natural de Angola e residente em Viana do Castelo, venceu a mais recente edição dos Duelos de Natal, rubrica do programa Praça da Alegria, na RTP1, num desafio conduzido pelo chef Hélio Loureiro.

O estudante do 2.º ano do curso de licenciatura em Gastronomia e Artes Culinárias da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo conquistou o júri com uma receita que espelha a sua identidade gastronómica: um bolo de ginguba (amendoim), doce tradicional angolano que marca presença obrigatória nas ceias de Natal, servido com doce de leite caseiro.

A participação de Gabriel Rodrigues no concurso foi uma surpresa do irmão mais velho. “Foi o meu irmão, o Pedro João, que me inscreveu. Recebi o contacto da RTP poucos dias depois e quase não tive tempo para preparar nada”, recorda o estudante angolano. Ainda assim, conseguiu surpreender o chef Hélio Loureiro com uma proposta que combina técnica, memória afetiva e criatividade. “Juntar um doce nacional com um doce da minha cultura foi a forma que encontrei de mostrar quem sou. Fiquei muito contente com a vitória, que me dá visibilidade e uma oportunidade para apresentar a minha paixão”, acrescenta.

A gastronomia sempre fez parte do percurso do jovem angolano, que se mudou para Portugal há pouco mais de dois anos para estudar no Politécnico de Viana do Castelo. Chegado a Portugal, começou no curso de Turismo, mas rapidamente pediu transferência para a licenciatura em Gastronomia e Artes Culinárias, que não existia em Angola e sempre desejou frequentar. “Já tinha experiência em cozinha e pastelaria, mas aqui sinto que evoluo todos os dias. O curso corresponde totalmente às minhas expectativas e tem-me preparado em várias vertentes. É uma formação multidisciplinar e completa, que junta gastronomia, cultura, história e turismo. Sinto que me prepara para o futuro e para aquilo que quero fazer: trabalhar tanto a cozinha nacional como a internacional”, refere Gabriel Rodrigues.

Com a vitória no concurso e com o percurso académico que está a construir, o estudante projeta agora novas etapas. Ainda sem planos fechados para o pós-licenciatura, sabe que quer continuar a procurar experiências que lhe permitam crescer e divulgar a gastronomia de Portugal e de Angola. “Quero participar em mais concursos e festivais, sempre que possível. São oportunidades importantes para promover a gastronomia de Portugal e de Angola. Depois também gosto destes desafios.”

A vitória de Gabriel Rodrigues, a somar a tantos outros bons desempenhos de estudantes do IPVC, é demonstrativa do papel do Politécnico de Viana do Castelo na formação de profissionais criativos, tecnicamente preparados e atentos à diversidade cultural, valorizando percursos individuais que enriquecem a comunidade académica e a região.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts