A iniciativa, intitulada “A importância da saúde mental para a sustentabilidade das nossas pessoas e das nossas empresas”, arrancou esta semana e será, numa fase posterior, alargada a colaboradores externos e prestadores de serviços.
As sessões estão a ser desenvolvidas pelo Departamento de Recursos Humanos em parceria com psicólogos, com o objetivo de disponibilizar ferramentas práticas de autoconhecimento, gestão emocional e equilíbrio no dia a dia profissional.
A ação pretende também reforçar a mensagem de que “ninguém deve enfrentar sozinho momentos de maior pressão ou desequilíbrio”, promovendo uma cultura de apoio mútuo.
Segundo o Grupo, os últimos anos trouxeram “transformações rápidas, adaptações constantes e uma aceleração tecnológica intensa”, exigindo dos profissionais muito mais do que competências técnicas. Elasticidade, resiliência, equilíbrio e bem-estar emocional são agora pilares essenciais. “Não existe sustentabilidade sem bem-estar, nem excelência sem equilíbrio”, sublinha a organização.
Os gestores do Grupo IFT destacam ainda a relevância desta abordagem: “Acompanhamos profissionais todos os dias, desenvolvemos competências e impulsionamos carreiras. Como poderíamos fazê-lo de forma sustentável sem cuidarmos também de quem trabalha connosco?”
Com este programa, o Grupo pretende inspirar novas perspetivas, hábitos mais saudáveis e uma maior consciência sobre a importância de cuidar de si e dos outros. O objetivo é claro: construir equipas mais equilibradas, mais preparadas para os desafios futuros e, sobretudo, pessoas mais felizes.