FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

Há 3 horas

IPVC alcança melhor posição de sempre no UI GreenMetric Rankings

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Politécnico de Viana do Castelo alcançou a 156.ª posição mundial no UI GreenMetric World University Rankings 2025, consolidando o 3.º lugar a nível nacional entre as instituições de ensino superior mais sustentáveis do país.

“A liderança nacional nos indicadores Espaço e Infraestruturas e Transporte, aliada ao desempenho de topo em Energia e Alterações Climáticas, Água e Educação e Investigação, é demonstrativa da eficácia da estratégia adotada pela instituição, que tem trabalhado para apresentar soluções alinhadas com a sustentabilidade, a eficiência, a gestão de recursos e a apresentação de formação e investigação na área”, destaca a instituição em comunicado.

O Politécnico de Viana do Castelo reforça a sua posição entre as instituições portuguesas mais comprometidas com a sustentabilidade, ao conquistar novamente o 3.º lugar nacional no UI GreenMetric World University Rankings. A nível internacional, alcança o melhor resultado desde que participa neste ranking, posicionando-se em 156.º lugar entre as 1.745 universidades participantes, distribuídas por 105 países.

Reconhecido como o primeiro e maior ranking académico dedicado à sustentabilidade no ensino superior, o UI GreenMetric analisa seis grandes áreas de desempenho: Espaço e Infraestruturas, Energia e Alterações Climáticas, Resíduos, Água, Transporte e Educação e Investigação. A metodologia privilegia a monitorização das práticas ambientais, a coerência das políticas institucionais e a capacidade de melhoria contínua.

No caso do Politécnico de Viana do Castelo, o desempenho em 2025 evidencia um percurso consolidado de sustentabilidade, traduzido em resultados de topo. A nível nacional, a instituição apresenta os melhores indicadores em dois parâmetros: Espaço e Infraestruturas e transporte.

IPVC em primeiro lugar a nível nacional nos indicadores de Espaço e Infraestruturas e transporte

O primeiro indicador avalia a política ambiental das instituições, a existência e a gestão de áreas verdes, medidas de proteção do ambiente, organização dos espaços e adoção de soluções de energia sustentável. A liderança a nível nacional do Politécnico de Viana do Castelo reflete a forte integração entre património edificado, espaços naturais e políticas de preservação e regeneração ecológica.

Também no indicador referente aos transportes o IPVC assume a melhor classificação nacional. E para este posicionamento contribuiu o facto de a instituição ter ao dispor da sua comunidade académica meios de mobilidade sustentável, com destaque para o Bus Académico, que assegura a ligação a baixo custo entre as seis Escolas Superiores do IPVC, distribuídas por Viana do Castelo, Ponte de Lima, Valença, Melgaço e Arcos de Valdevez, e a BIRA IPVC, um programa de bicicletas convencionais e elétricas colocado ao serviço de estudantes, docentes e pessoal não docente.

O 2.º lugar a nível nacional no indicador de Energia e Alterações Climáticas traduz o esforço que a instituição tem feito para adotar soluções energéticas eficientes. As intervenções de construção e requalificação das residências de estudantes, por exemplo, integram sistemas de climatização mais eficientes, isolamento reforçado e tecnologias de energia renovável.

Também em 2.º lugar nacional, o Politécnico de Viana do Castelo tem vindo a implementar políticas de redução de desperdício e promoção de um consumo mais consciente e regulado de água. A monitorização ativa dos consumos e a sensibilização da comunidade académica para práticas sustentáveis têm permitido um uso mais eficiente e responsável dos recursos hídricos.

Merece também destaque o trabalho que o IPVC tem feito em termos de Educação e Investigação. A nível nacional, posiciona-se no 4.º lugar neste domínio, evidenciando a aposta estratégica que a instituição tem feito em formação avançada em áreas centrais e emergentes, como a economia azul, as energias renováveis e as respostas às alterações climáticas, contribuindo para a qualificação de profissionais capazes de liderar a transição ecológica.

A presença do Politécnico de Viana do Castelo no UI GreenMetric, iniciada em 2018, tem sido marcada por uma trajetória de estabilidade e progressão. A nível nacional, a instituição tem-se posicionado entre o 2.º e o 4.º lugares. A nível internacional, atinge agora a sua melhor classificação de sempre, ultrapassando o anterior máximo registado em 2022 (172.º lugar). A subida acentuada deste ano assume particular relevância no contexto da maior edição de sempre do ranking, com 1.745 instituições participantes.

O ranking da UI GreenMetric, que vai já na 15.ª edição, reforça o papel do Politécnico de Viana do Castelo como uma instituição de referência na sustentabilidade ambiental e na construção de soluções educativas, científicas e operacionais que respondem aos desafios da Agenda 2030 e comprova que o IPVC está alinhado com os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts