No dia 4 de janeiro assinala-se o Dia Mundial do Braille, um código universal de leitura e escrita tátil para as pessoas cegas, inventado por Louis Braille e baseado em células de 6 pontos em alto relevo, dispostos em duas colunas de 3 pontos cada.
Estes pontos, combinados entre si, resultam em 64 combinações e permitem representar letras do alfabeto, sinais de pontuação, números, notação musical e científica.
A Íris Inclusiva vai dinamizar, no quadro da celebração do Dia Mundial do Braille em 2026, a iniciativa digital “Brallifica-te! Pontos em Viana”.
“Ao longo de 6 dias, entre 4 e 9 de janeiro de 2026, vamos publicar nas redes sociais (https://www.facebook.com/iris.inclusiva/) pistas sob a forma de quadras, que guiarão quem as desvendar a 6 locais emblemáticos da cidade de Viana do Castelo. Em cada um deles deixaremos um objeto com um prémio, que poderá ser reclamado na Associação até ao final do mês de janeiro. A ação pretende promover o Braille de uma forma divertida e, simultaneamente, incentivar a descoberta da cidade”, anuncia.