A canção nasce de uma residência artística promovida pelo coletivo Pluma, fundado em Viana do Castelo e do qual OSM é cofundador.
Desde outubro, o artista tem vindo a partilhar uma newsletter em formato vídeo, composta por registos de um minuto gravados no quarto “onde tudo começa”.
Ao longo de 12 temas, construiu um diário sonoro íntimo e evolutivo, que encontra neste novo lançamento o seu ponto de chegada: uma composição mais séria, densa e introspectiva, que simboliza o fecho de um capítulo e a projeção de novos caminhos.
Natural de Viana do Castelo, O Simples Mente, Leonardo Amorim, é um artista e produtor musical que encontrou na palavra uma forma de escapar ao overthinking diário. Apresentou-se em 2019 com o tema original Girassol e, desde então, tem explorado diferentes sonoridades em torno do seu imaginário poético. Em 2021, juntou-se a Leexo para criar o EP Vino Blanco at 4AM , um registo de bedroom pop que passou por palcos como o Musicbox e o Passos Manuel. Dois anos depois, lançou O Puto em parceria com Marrquise, produzido entre salas de ensaio e retiros de criação, considerado um dos EPs do ano pela plataforma Música sem Capa. Em 2024, editou o single “CASTELOS” e participou em projetos como o livro “50 ABRIS: um livro sobre liberdade” e o álbum “Love & Courage”. Já em 2025, inaugurou a ligação à Biruta Records com os singles “ARRENDAR” e “VENTOSO”. Essa colaboração culmina no EP “ATROPELEI-ME”, antecipado ainda por “SEM SABER SENTAR”. O trabalho cruza hip-hop consciente, lo-fi e pop, assumindo-se como um registo espontâneo e emocional, que marca uma nova fase criativa do artista.