Através do Programa Bairro Feliz, inserido na política de responsabilidade social do Pingo Doce, cada loja apoia, com um donativo de até 1000 euros, uma causa que promova um impacto positivo na comunidade onde se insere.
Alguns exemplos das causas vencedoras no distrito de Viana do Castelo são a aquisição de cadeiras de rodas ergonómicas e adaptadas, reforçando a mobilidade, segurança e autonomia de idosos com necessidades específicas, ou a renovação de um campo escolar num espaço com relva natural, onde as crianças possam jogar voleibol com mais segurança. Destaque ainda para o donativo entregue à causa Patas e Patas – Ass. de Defesa dos Animais de Cerveira, cuja causa esteve a votação no Pingo Doce da Cerveira – Lugar de Faias, que concorreu ao Programa de forma a adquirir máquinas de lavar e secar para garantir a higiene dos animais do abrigo, libertando recursos para cuidados veterinários e alimentação essenciais.
“Concluímos mais uma edição do Bairro Feliz com um profundo sentimento de gratidão. O envolvimento e a generosidade dos clientes do Pingo Doce, que todos os anos se unem a nós para apoiar as causas que dão vida às suas comunidades, são verdadeiramente inspiradores. Agradecemos igualmente às instituições e vizinhos, de norte a sul do país e ilhas, que apresentaram mais de 2.500 ideias, refletindo a diversidade e a força do espírito comunitário que caracteriza este programa. Continuaremos empenhados em apoiar, lado a lado com todos, as iniciativas que tornam os nossos bairros mais felizes”, afirmam Filipa Pimentel, Diretora de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Local do Pingo Doce.
Desde 2019, o Programa Bairro Feliz já apoiou mais de 2.400 causas, que podem ser consultadas no site do Pingo Doce, representando um investimento de cerca de 2 milhões de euros em projetos que respondem a necessidades específicas das comunidades, nas áreas de Saúde, Bem-estar e Desporto, Apoio Social e Cidadania, Cultura e Património, Turismo e Lazer, Educação, Ambiente e Causa Animal.