De modo a estimular a progressão dos estudos enquanto fator promotor do desenvolvimento dos indivíduos, das famílias e da comunidade de Viana do Castelo, a autarquia prevê a atribuição de Bolsas de Estudo destinadas a alunos matriculados no 1º ciclo do ensino superior, residentes no concelho.
As verbas para as bolsas de estudo encontram-se inscritas no Orçamento e Plano de Atividades do Município, sendo o respetivo valor fixado anualmente. As alterações feitas, este ano, ao regulamento, pretendem garantir maior inclusão, equidade e eficácia na atribuição das bolsas de estudo.
Os interessados devem consultar as condições de candidatura e a documentação necessária, constantes no Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo para o Ensino Superior, disponível em: https://www.cm-viana- castelo.pt/cmvianadocastelo/uploads/document/file/7776/regulamento_de_atribuicao_de_bolsas_de_estudo_para_o_ensino_superior_10122025.pdf .
As candidaturas deverão ser submetidas através do formulário reservado para o efeito disponível na página do Município de Viana do Castelo ( https://www.cm-viana- castelo.pt/areas-de-atividade/coesao-social/bolsas-de-estudo-para-o-ensino-superior ) e remetidas para o endereço eletrónico: coesaosocial@cm-viana-castelo.pt.
A atribuição de bolsas de estudo aos alunos matriculados ou inscritos no 1.º ciclo do ensino superior tem sido uma ferramenta fundamental junto dos alunos com menos possibilidades económicas, uma vez que lhes permite continuar o seu percurso escolar no ensino superior. O objetivo deste programa é contribuir ativamente para a formação e qualificação dos jovens do concelho de Viana do Castelo.
Podem candidatar-se à atribuição de bolsas de estudo, os estudantes que preencham, cumulativamente, as seguintes condições: serem residentes no concelho de Viana do Castelo há pelo menos 5 anos; não serem detentores de um grau académico; terem obtido aproveitamento escolar no ano anterior, caso tenham estado matriculados no ensino superior no ano letivo anterior àquele para que requerem a bolsa; não possuírem, por si só, ou através do agregado familiar em que se integram, um rendimento mensal per capita superior ao Indexante dos Apoios Sociais (IAS); indicar a média de ingresso no ensino superior.