Esta intervenção abrangeu uma área de 11 hectares e visa a gestão estratégica de combustíveis, promovendo a renovação das pastagens e criando um mosaico de gestão de combustíveis que contribui para a redução do risco de incêndios rurais e para o aumento da resiliência dos ecossistemas.
A ação integra o uso do fogo controlado como ferramenta de gestão territorial, aliando-se ao pastoreio para valorizar de forma sustentável as áreas rurais.
A operação foi coordenada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e contou com a colaboração do Gabinete Florestal do Município de Viana do Castelo, da Companhia de Bombeiros Sapadores, do Baldio e da Junta de Freguesia de Outeiro, da Associação de Caçadores de S. Martinho de Outeiro, dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, das Equipas de Sapadores Florestais e da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR, assegurando o acompanhamento e a segurança em todas as fases da intervenção.
Entre 2021 e 2025, foram intervencionados cerca de 425 hectares com recurso ao fogo controlado no concelho, destacando-se o ano de 2025 como particularmente relevante, com aproximadamente 190 hectares intervencionados.
“Estas ações reforçam o compromisso do Município com a prevenção estrutural de incêndios rurais e a proteção dos recursos naturais, contribuindo para os objetivos nacionais de aumento da área intervencionada com fogo controlado, em particular na região Norte”, refere a autarquia de Viana, numa publicação feita nas redes sociais.