A assinatura do acordo decorreu nas instalações do Clube de Vela de Viana do Castelo, numa conferência de imprensa que contou com a presença dos presidentes de ambas as associações.
David Lourenço, presidente da AHBVVC, sublinhou a importância do momento, destacando que o protocolo vem formalizar uma parceria entre duas instituições de referência no concelho. “Hoje é um dia importante porque formalizamos uma parceria entre duas instituições da nossa cidade, com um papel relevante e que interagem com diversas entidades. Este protocolo tem por base o treino, a formação e a prevenção desportiva”, afirmou.
O responsável adiantou ainda que a corporação está a realizar um investimento na aquisição de uma embarcação, tornando esta colaboração particularmente relevante. “Vamos precisar da ajuda destes parceiros, quer ao nível do treino, da formação e da mobilização do barco. Na área preventiva e desportiva estamos ansiosos por partilhar e colaborar”, acrescentou.
Também o presidente do CVVV, António Cruz, destacou a relevância da parceria, quer na vertente desportiva quer na componente técnica. “O conhecimento do rio, das embarcações e a componente técnica são fundamentais para a proteção e socorro prestados pelos Bombeiros Voluntários e é isso que nos liga”, referiu.
António Cruz lembrou ainda que esta cooperação já vinha a ser praticada de forma informal há vários anos, recordando o apoio prestado pelos Bombeiros Voluntários durante provas internacionais de vela realizadas em Viana do Castelo, que reuniram cerca de 700 velejadores de 52 países.
O presidente do Clube de Vela sublinhou que se trata de uma parceria entre duas associações centenárias do concelho, com o objetivo de beneficiar a comunidade vianense.
A encerrar, David Lourenço reforçou a importância de formalizar este tipo de acordos. “As instituições permanecem, as pessoas passam, e é importante deixar um registo do percurso que vamos construindo ao longo do tempo”, concluiu.