A neve poderá cair acima dos 1.000 a 1.200 metros de altitude, com possibilidade de acumulação até 10 centímetros nos pontos mais elevados. O IPMA alerta para eventuais perturbações provocadas pela acumulação de neve e pela formação de gelo, nomeadamente estradas condicionadas ou cortadas, danos em estruturas e árvores e constrangimentos no abastecimento local.
O vento sopra fraco a moderado do quadrante oeste, podendo atingir rajadas até 40 km/h nas terras altas e, até ao final da tarde, na faixa costeira a sul do Cabo Carvoeiro. As temperaturas registam uma ligeira descida no Norte e Centro.
Devido à forte ondulação, o litoral do distrito de Viana do Castelo encontra-se também sob aviso amarelo, prevendo-se ondas de noroeste entre quatro e cinco metros. O aviso será elevado para laranja a partir das 21h00 desta sexta-feira e até ao meio-dia de sábado, com ondas que poderão atingir os 10 metros de altura.
Para sábado, a previsão aponta para tempo instável e frio, com céu muito nublado, aguaceiros por vezes de granizo e queda de neve acima dos 800 a 1.000 metros.