Segundo o IPMA, a cota de neve poderá descer para os 600 metros, podendo atingir pontualmente os 400 metros. O principal risco está na acumulação de neve, sobretudo nas regiões do interior. Está também prevista agitação marítima muito forte na costa ocidental, com ondas até nove metros de altura significativa e picos de 15 metros, existindo risco de galgamentos costeiros.
Face ao cenário previsto, o comandante nacional de operações da Proteção Civil, Mário Silvestre, anunciou a elevação do estado de prontidão especial para o nível 3, abrangendo quase todo o país. O responsável alertou para a possibilidade de isolamento de aldeias e dificuldades nas operações de socorro.
A Proteção Civil recomenda a redução da circulação rodoviária, a avaliação do encerramento de escolas e a suspensão de eventos ao ar livre, apelando ainda à população para evitar deslocações às zonas costeiras.
A GNR ativou medidas preventivas, com mobilização de viaturas todo-o-terreno e equipas especializadas, dispondo de 34 equipas prontas a intervir, sobretudo nas zonas com previsão de queda de neve.