A mobilidade teve lugar entre 17 e 21 de novembro, após uma visita preparatória em outubro, e centrou-se na aprendizagem, partilha e integração de boas práticas nas áreas do surf, desportos náuticos e formação marítima — sempre com o mar como ponto de encontro.
O “Job Shadowing” do SCV permitiu aos participantes observar e partilhar metodologias de ensino, gestão desportiva e sustentabilidade ambiental, num contexto intercultural e colaborativo. Entre os principais objetivos do projeto, destacam-se: Aprender novas práticas e metodologias no ensino do surf e dos desportos marítimos; Desenvolver competências técnicas, pessoais e interculturais em ambiente internacional; Reforçar a dimensão europeia do desporto e criar redes de cooperação com outras instituições; Promover a inclusão social, a diversidade e a sustentabilidade ambiental no desporto; Observar boas práticas de governança, ética e gestão de equipas e atletas; Reduzir a pegada ambiental das mobilidades e fortalecer a capacidade organizativa do SCV.
O vereador na Câmara Municipal de Las Palmas de Gran Canaria, Pedro Quevedo, evidenciou a importância do trabalho desenvolvido e o fortalecimento da cooperação entre cidades: “Esta mobilidade de Viana do Castelo é mais um passo que consolida a relação entre as duas cidades e abre novas oportunidades para que as nossas sociedades desenvolvam projetos partilhados que nos ajudem a crescer e melhorar. Agradecemos o excelente trabalho realizado pelo Surf Clube de Viana e pela sua extraordinária equipa.”
O Diretor do Departamento de Educação Física da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, David Rodríguez, destacou a relevância da cooperação e da troca de conhecimento entre instituições: “Os profissionais do Surf Clube de Viana transmitiram-nos os seus conhecimentos e experiências nos projetos Erasmus+ Desporto e Voluntariado Europeu, na metodologia de ensino de surf adaptado e no resgate em ondas”.
Por outro lado, tivemos também a oportunidade de assistir a uma palestra muito interessante sobre surf e sustentabilidade na Faculdade de Ciências da Atividade Física e do Desporto.
Durante a mobilidade, o treinador Joel Oliveira, convidado do SCV para dinamizar um curso de salvamento e resgate, reforçou a importância da partilha: “Foi um momento de aprendizagem bastante enriquecedor, tanto a nível pessoal como profissional. Trabalhar em equipa, numa cidade diferente, mas com muitas semelhanças, permitiu-nos crescer e planear o futuro com estrutura, foco e compromisso com os valores que defendemos.”
A atleta do SCV Marta Paço, campeã mundial Para Surfing e participante da mobilidade, descreveu a experiência como “um marco” no seu percurso: “Durante uma semana intensa em Las Palmas, fortalecemos as relações entre os membros do SCV e reforçámos o sentimento de pertença, cooperação e partilha que caracteriza o grupo. Tivemos oportunidade de conhecer projetos inovadores centrados nos desportos de mar, estabelecendo contacto direto com realidades inspiradoras e com impacto local. Surfar com o campeão mundial de bodyboard Armide Soliveres foi um momento memorável que jamais esquecerei e estou certa que vou fazer bodyboard mais vezes.”
O próprio Armide Soliveres elogiou a experiência: “Foi incrível partilhar ondas com a Marta, estar com ela no mar e desfrutar da conexão com a natureza.”
O projeto contou com a cooperação do Ayuntamiento de Las Palmas, Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC), Asociación de Escuelas de Surfing de Gran Canaria, Clúster Marítimo de Canarias (CMC), World Surf Cities Network (WSCN) e International Surfing Medicine Internacional (SMI).
O “Job Shadowing” reforçou as capacidades do SCV na gestão de mobilidades internacionais e consolidou a sua rede de parceiros europeus. O clube destacou-se como promotor de práticas desportivas sustentáveis, formativas e inclusivas, alinhadas com os valores do programa Erasmus+.
Com este projeto, o Surf Clube de Viana reafirma o seu compromisso com a qualificação dos seus dirigentes, treinadores e atletas, o desenvolvimento sustentável do desporto de base e o reforço da cooperação europeia. As aprendizagens e intercâmbios realizados serão integrados nas futuras atividades do SCV, com foco em transformar o conhecimento partilhado em ações concretas de inclusão, sustentabilidade e inovação no desporto.