A proposta foi apresentada pela vereadora Carlota Borges, que preside ao conselho de administração dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo, e prevê a aquisição de dois equipamentos combinados: um com sistema de carga lateral e outro com sistema de carga traseira, equipado com grua e sistema “kinshofer” ou equivalente.
O procedimento assume a forma de concurso público, com um preço base global de 595 mil euros. O lote um, relativo ao equipamento de carga lateral, tem um valor de 315 mil euros, enquanto o lote dois, referente ao equipamento de carga traseira com grua, está orçado em 280 mil euros.
Segundo a proposta aprovada, a aquisição justifica-se pela necessidade urgente de reforçar e renovar a frota afeta à recolha de resíduos indiferenciados, permitindo ultrapassar constrangimentos operacionais causados pelas avarias das viaturas atualmente existentes e assegurar a continuidade, eficiência e qualidade do serviço público prestado à população.
Na mesma reunião, o executivo municipal aprovou ainda a adjudicação de um equipamento combinado para recolha de biorresíduos, com sistema de elevação por carga traseira 100% elétrico, num investimento de 168 mil e 900 euros.
Durante a sua intervenção, a vereadora Carlota Borges referiu que o investimento na área da recolha de resíduos vai continuar, sublinhando, no entanto, a importância de sensibilizar a população para a correta utilização dos contentores do lixo.
Do lado da oposição, os três vereadores da Aliança Democrática e o vereador do Chega votaram favoravelmente a proposta, mas alertaram para a necessidade de uma intervenção de emergência na área da recolha de resíduos no concelho.